MINISTRO DA AGRICULTURA

Conheça o novo ministro da Agricultura

Paranaense de nascimento, Carlos Fávaro tem 59 anos e fez carreira profissional e política em Mato Grosso, estado que o elegeu senador em 2020. Ligado ao agronegócio, assumiu a pasta ministerial em 1º de janeiro.

Novo ministro afirma que vai fortalecer a Emprapa
Carlos Henrique Baqueta Fávaro (Crédito: Agência Brasil)

O novo ministro da Agricultura e Pecuária é Carlos Henrique Baqueta Fávaro, cargo que assumiu em 1º de janeiro no recém-empossado governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade

Paranaense de Bela Vista do Paraíso, Carlos Fávaro tem 59 anos, é agropecuarista e fez carreira política e profissional no estado do Mato Grosso. É casado com Claudinéia Vendramini. Com anos de trabalho consolidado no setor do agronegócio, Carlos Fávaro assumiu em 2010 a vice-presidência da Associação dos Produtores de Soja no Brasil (Aprosoja Brasil). Entre 2012 e 2014, foi presidente da associação dos Produtores de Soja e Milho do estado do Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Em 2014, ainda filiado ao Partido Progressista (PP), Fávaro foi eleito vice-governador em Mato Grosso, cargo que ocupou até 2018.  De 2015 a 2017, esteve também à frente da secretaria de estado do Meio Ambiente. Em 2015 se filiou ao Partido Social Democrático (PSD).

Fávaro se lançou ao Senado em 2018 para disputar uma das duas vagas por Mato Grosso, mas não conseguiu se eleger sendo derrotado por Selma Arruda (antigo PSL) e Jayme Campos (União Brasil)

Em 2019, Fávaro foi escolhido para chefiar o Escritório de Representação de Mato Grosso (Ermat), em Brasília (DF).

Publicidade

Neste mesmo ano, Selma Arruda e seus suplentes foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uso de caixa dois nas eleições.

Em razão da cassação da titular, Carlos Fávaro tomou posse como senador interino até a eleição suplementar convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral-MT em 2020, na qual se elegeu obtendo 371.857 votos, quase 26% do total, com mandato se estendendo até 2027.

No Senado Federal foi membro titular das comissões de Meio Ambiente (CMA), Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Publicidade

Atualmente, Carlos Fávaro cursa graduação de Tecnologia em Gestão Pública no Centro Universitário da Grande Dourados (MS).

Em 16 de novembro de 2022, foi nomeado pelo vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Gabinete de Transição Governamental.

Durante o discurso de posse em Brasília, o novo ministro afirmou que seu primeiro compromisso de trabalho é o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Temos que fazer com que ela continue sendo o orgulho de todos os brasileiros e ajude a preparar nossa agropecuária para o combate à fome e para a produção sustentável”, explicou.

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.