troca de comando

Conheça o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército

Tomás Miguel era comandante Militar do Sudeste desde 2021, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

quem-e-o-general-tomas-miguel-ribeiro-paiva-novo-comandante-do-exercito
Tomás Miguel Ribeiro Paiva (Créditos: Divulgação/ Exército Brasileiro)

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O general Júlio Cesar de Arruda foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva também na tarde deste sábado.

Publicidade

Tomás Miguel era comandante Militar do Sudeste desde 2021, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Por ser experiente e ter iniciado sua carreira em 1975, ele era um dos cotados para o cargo,  na gestão do ministro José Múcio Monteiro, da Defesa.

CARREIRA

Tomás Miguel Ribeiro Paiva é nascido na cidade de São Paulo e iniciou a carreira militar em 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981.

Em 2012, atuou em uma missão do Exército no Haiti como Subcomandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz e foi Comandante da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de janeiro (RJ).

Em seu currúculo, Ribeiro Paiva também tem passagens como subalterno e comandante de companhia de fuzileiros no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria (RS), no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ), e no 33° Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cascavel (PR).

Publicidade

📽 Lula demite general Arruda, comandante do Exército, após crise de confiança e escolhe substituto 👇 pic.twitter.com/26o6Z41S0z

— UOL Notícias (@UOLNoticias) January 21, 2023

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.