Veja repercussão

Deputados enaltecem aprovação do fim das ‘saidinhas’

Como houve alteração em relação ao texto aprovado na Câmara, a proposta passará por uma reanálise dos deputados federais antes de ir para a sanção presidencial

Deputados enaltecem aprovação do fim das 'saidinhas'
Benefício só será concedido a presos cursando supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior – Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Senado aprovou o projeto de lei (PL) 2.253/2022 que limita as saídas temporárias de presos condenados, popularmente conhecidas como “saidinhas”, nesta terça-feira (20). Os presos saíam em feriados e datas comemorativas como Natal e Dia das Mães.

Publicidade

Como houve alteração em relação ao texto aprovado na Câmara, a proposta passará por uma reanálise dos deputados federais antes de ir para a sanção presidencial.

Com o resultado, os deputados comemoraram a aprovação. Na visão do deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), o projeto é uma “vitória da sociedade”.

“Quero aqui parabenizar publicamente os senadores pela aprovação desse importantíssimo projeto. O fim das ‘saidinhas’ é uma vitória da sociedade. Bandido tem que ficar na cadeia e não em meio a sociedade”, enfatizou Portugal.

Na mesma linha, o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) lamentou: “Esse projeto só foi aprovado agora. Entretanto, é como diz o velho ditado: antes tarde do que nunca.”

Publicidade

O deputado Coronel Telhada (PP-SP) foi outro parlamentar que enalteceu a aprovação. “Uma grande conquista para o cidadão de bem. Criminoso não tem que ter regalia, tem que cumprir a sua pena trancafiado na prisão”, disse Telhada.

Votação

A proposta foi aprovada com um total de 62 votos a favor e apenas 2 votos contra. Entretanto, nos bastidores, o Governo tentou impedir a aprovação da medida, mas não teve sucesso.

No plenário, até mesmo senadores aliados ao Governo votaram a favor. Apesar disso, o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), admitiu que algumas lideranças da base instruíram os parlamentares a votarem a favor do projeto.

Publicidade

Nesse sentido, ele também decidiu liberar a bancada governista para votar como desejarem durante a votação. Wagner explicou: “Não faz sentido eu dar uma orientação que vai contra todos os partidos da nossa base”.

Saída temporária

Os senadores aprovaram apenas uma exceção para a educação de presos. Agora, a permissão para saídas temporárias se aplica somente a casos, exclusivos, em que o detento estiver matriculado em supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.