DISCURSO IMPACTANTE

“Dinheiro não pode comprar dignidade”, diz Lula sobre liberdade de Daniel Alves

No discurso proclamado no aniversário do PT, ele também alfinetou o jogador Neymar, por seu envolvimento financeiro na condenação de Daniel

No discurso proclamado no aniversário do PT, ele também alfinetou o jogador Neymar, por seu envolvimento financeiro na condenação de Daniel.
Fiança de Daniel Alves é de 1 milhão de euros – Créditos: José Cruz / Agência Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente brasileiro, realizou um discurso nesta quarta-feira (20) em que criticou a liberdade condicional concedida ao jogador de futebol Daniel Alves, sob fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,5 milhões). No discurso, ele também alfinetou o jogador Neymar, por seu envolvimento financeiro na história.

Publicidade

“O Daniel Alves pode ser libertado se pagar alguma coisa. Eu aprendi lá em Pernambuco, quando era pequeno, que as pessoas diziam: ‘Aqui no Nordeste, quem tem 20 contos de réis não é preso’, e a gente está vendo que essa máxima continua”, disse.

O discurso se deu em aniversário de 44 anos do Partido dos Trabalhadores (PT).  “Isso é crime, é contra essas injustiças que nós não podemos nos calar. O dinheiro não pode comprar a dignidade“, enfatizou o líder brasileiro.

Lula se refere à decisão tomada pelo Tribunal de Barcelona, onde os magistrados assentiram que o jogador poderá sair da prisão se pagar a fiança estabelecida. A medida aceita pelo tribunal envolve o confisco dos passaportes (espanhol e brasileiro) de Daniel, a proibição de sair do país e o comparecimento semanal ao tribunal. Ele também estará proibido de se aproximar da vítima, devendo ficar a pelo menos um quilômetro afastado de sua casa, seu trabalho ou qualquer local que ela frequente. Ele, ainda, não poderá entrar em contato com a vítima.

Para pagar a fiança estabelecida pela justiça francesa, Daniel Alves contará com a ajuda de Neymar da Silva Santos, o pai do jogador Neymar Jr. Neymar já havia se envolvido financeiramente no caso, quando fez um aporte em juízo para diminuir a pena para o jogador, que inicialmente estava sendo julgado para nove anos de prisão, a pedido do Ministério Público.

Publicidade

Em menção a este fator, Lula afirmou que o dinheiro de Alves ou “que alguém possa emprestar para ele não pode comprar a ofensa que um homem faz a uma mulher praticando estupro”.

Ester García, advogada que representa a vítima de estupro, disse em entrevista à rádio Rac 1 que vai recorrer à decisão. “Parece que está sendo feita justiça para os ricos. É um escândalo que libertem uma pessoa que sabem que pode conseguir um milhão de euros como se fosse nada“.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.