Nesta terça-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez seu primeiro pronunciamento sobre o resultado das eleições. O discurso aconteceu no Palácio da Alvorada, em Brasília, após mais de 40 horas desde que foi confirmada a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No curto pronunciamento, ele afirmou que os atuais movimentos são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. “As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população”, completou Bolsonaro.
Sobre a derrota, ele afirmou que “nossos sonhos permanecem mais vivos do que nunca”. Disse que foi acusado de ser antidemocrático, mas sempre jogou dentro das quatro linhas. Em nenhum momento mencionou a vitória de Lula.
“Sempre joguei dentro das quatro linhas da constituição, nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais […] Continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa constituição”, afirmou Bolsonaro.
Logo depois do discurso do presidente, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), disse que iniciará o processo de transição quando for notificado.
O atual chefe do Executivo foi o primeiro presidente a não comentar o resultado das urnas no dia do fim das eleições. Ele também foi o primeiro a concorrer à reeleição e perder.
Mais cedo, Bolsonaro convidou alguns ministros do STF para uma reunião do Palácio da Alvorada. Porém, a divulgação do encontro irritou os magistrados e o encontro foi cancelado.
Ver essa foto no Instagram