1º de janeiro

Bolsonaro pode se recusar a passar faixa presidencial?

A faixa foi instituída em 1910, como adereço que representa o mandatário da República. A entrega é um ato simbólico e tradicional das posses presidenciais.

O que acontece se Bolsonaro se recusar a passar a faixa presidencial para Lula?
(Crédito: Reprodução)

Eleições chegaram ao fim e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil. No dia 1º de janeiro de 2023, Lula assume o cargo e receberá a faixa presidencial. A dúvida que fica é: O que acontece se o presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusar a passar a faixa?

Publicidade

O ato é um dos momentos mais fortes da posse presidencial, no dia 1º de janeiro, que acontece no parlatório do Palácio do Planalto, geralmente na frente de uma multidão que acompanha o momento na Praça dos Três Poderes. A faixa presidencial foi instituída em 1910. O adereço representa o mandatário da República e a entrega é um ato simbólico e tradicional das posses.

Segundo o site Uol, a cerimônia de posse conta com atos oficiais e segundo o decreto 70.274, de 9 de março de 1972, é preciso respeitar a ordem geral de procedência cerimonial. De acordo com o capítulo 2, da posse do presidente da República, Artigo 40, o então presidente da República eleito – Lula –  deve ser recebido à porta principal do Palácio do Planalto, pelo presidente cujo mandato chegou ao fim — no caso, Bolsonaro.

De acordo com o G1, um assessor de Bolsonaro chegou a sugerir a parlamentares de partidos de centro que a entrega da faixa poderia se dar dentro do Planalto, sem câmeras. A ideia é não deixar o presidente derrotado nas urnas aparecer aos seus apoiadores mais radicais como alguém que tenha aceitado a regra do jogo de forma pacífica.

A faixa pode ser passada, ainda, caso Bolsonaro se recuse ao ato,  pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul. Questionado por jornalistas, Mourão preferiu não responder.

Publicidade

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.