Crime eleitoral

PT pede à PGR para investigar Beto Carrero

Parque apagou a publicação e disse que foi apenas uma “piada”.

PT pede à PGR para investigar Beto Carrero
(Reprodução/ Redes Sociais)

A coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou, nesta quinta-feira (27), que entrou com notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o parque Beto Carrero. O partido aponta crime eleitoral com a promoção que oferecia desconto de 25% a quem fosse vestido de vermelho e permanecesse no parque durante todo o horário de votação, das 8h às 17h, no domingo (30). O parque diz que a promoção era uma “piada” e apagou a publicação após a repercussão. 

Publicidade

A promoção foi anunciada na quarta-feira (26). O parque prometeu um passaporte promocional com o nome “Para Todos”, com as iniciais destacadas, fazendo alusão ao PT. Dizia ainda que era válida para “o amigo que não gosta de verde e amarelo”.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) mencionou a publicação, agora excluída, e disse que o Código Eleitoral, em seu artigo 299, classifica a ação como crime. 

Antes do parque apagar a postagem, a Justiça Eleitoral já havia recebido mais de 150 denúncias contra a medida. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as denúncias chegaram pelo aplicativo Pardal e foram encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.

Denúncia do PT

“É certo que a empresa Beto Carrero World almeja impedir o comparecimento de pessoas no dia de votação a partir da realização de promoção no passaporte para entrada do parque”, afirma o documento enviado à Procuradoria-Geral Eleitoral.

Publicidade

O Código Eleitoral, em seu artigo 299, diz que é crime: “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Beto Carrero

Após as denúncias e repercussão do caso, o Beto Carrero apagou a publicação e pediu desculpas.

“Muita gente não entendeu a piada, não abrimos o parque antes das 8h ou controlamos o horário de entrada e saída. Todos são muito bem-vindos aqui, independente do horário ou da cor da camisa. O Beto Carrero World vem pedir desculpas publicamente pelo mal-entendido. Antes ou depois de vir se divertir vá exercer o seu direito de votar. Pense no futuro do Brasil”, disse o parque em nota.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Beto Carrero World (@betocarrero)

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.