FICARAM PELO CAMINHO

Veja quem são os aliados de Bolsonaro que ficaram sem cargo

Quatro antigos ministros de Bolsonaro se candidataram e não conseguiram ser eleitos. Outros dez obtiveram êxito.

Braga Netto foi o mais diretamente afetado pela derrota do presidente nas urnas, perdendo junto com ele na chapa. (Créditos: Wagner Meier/Getty Images)

Após a conclusão das apurações pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alguns políticos aliados do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo quatro ex-ministros, acabaram ficando para trás sem conseguir ocupar algum cargo público. Confira quais foram.

Publicidade

Com a derrota de Bolsonaro, o político com a ligação mais direta que ficou sem cargo foi o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Walter Braga Netto (PL), que concorria como vice-presidente na chapa. O general foi ministro de 2021 até março de 2022, quando deixou o cargo para ser candidato. Ele chegou a ser indicado para liderar o governo de transição, mas também perdeu esse posto, dessa vez para Geraldo Alckmin (PSD).

Outra ex-integrante do governo, Flávia Arruda (PL), que liderou a Secretaria-Geral da Presidência da República, perdeu a disputa para a posição de senadora pelo Distrito Federal. No entanto, o cargo foi ocupado por outra aliada de Bolsonaro, a ex-ministra Damares Alves (PL).

Gilson Machado (PL) foi ministro do Turismo de Bolsonaro e concorreu a senador por Pernambuco, mas foi derrotado por Teresa Leitão (PT), aliada de Lula (PT).

Na Bahia, o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) chegou a concorrer pelo governo do estado, mas ficou para trás, com apenas Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) passando para o segundo turno.

Publicidade

Além dos que foram ministros de Bolsonaro, Sérgio Camargo (PL) também se candidatou a um cargo público, mas foi derrotado. O ex-presidente da Fundação Palmares perdeu em sua primeira investida para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.