DIVERSIDADE EM PAUTA

Quem é Erika Hilton, primeira deputada trans a liderar bancada no Congresso?

Erika vai substituir Guilherme Boulos (PSOL-SP), que se afastará do mandato para concorrer à prefeitura de São Paulo

erika-hilton
Érika Hilton – Crédito: Reprodução

A bancada PSOL-Rede escolheu nesta quarta-feira (21) a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) para ser sua nova líder na Câmara dos Deputados. A deputada será a primeira parlamentar transexual a liderar uma bancada no Congresso Nacional.

Publicidade

Assim, Erika Hilton vai substituir Guilherme Boulos (PSOL-SP), que se afastará do mandato para concorrer à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Nas redes sociais, Boulos comemorou a “passada de bastão”.

Publicidade

Erika Hilton irá liderar 14 deputados federais. “Muito orgulhosa de ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara. Pela primeira vez na história, uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidários, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo Lula”, escreveu em uma rede social.

“Agradeço ao meu partido pela confiança e ao querido Guilherme Boulos por passar esse bastão após a sua liderança exemplar em 2023, que muito nos orgulhou”, completou.

De acordo com a equipe da deputada, a bancada continuará a fazer parte da base do governo Lula (PT) e terá como prioridade “a defesa da democracia, dos direitos humanos e contra os retrocessos impostos pela agenda da extrema direita e do bolsonarismo”.

Publicidade

Quem é Erika Hilton?

Erika Hilton foi eleita para o primeiro mandato na Câmara em 2022. Ela e a deputada Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras parlamentares trans da história da Câmara Federal.  Vereadora mais votada do país em 2020, por 2 anos foi a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.