CESSNA 182

FAB intercepta avião suspeito e atira, mas piloto foge após pouso em RR; veja o vídeo

A aeronave sobrevoava uma região perto da Terra Indígena Yanomami, a cerca de 110 km de Boa Vista, capital de Roraima; piloto descumpriu ordens dos militares

FAB intercepta avião suspeito e atira, mas piloto foge após pouso em RR; veja o vídeo
Avião interceptado pela FAB em Roraima foi apreendido pela Polícia Federal – Crédito: FAB/Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião suspeito que sobrevoava uma região nas proximidades da Terra Indígena Yanomami, a cerca de 110 km de Boa Vista, capital do estado de Roraima. O piloto da aeronave descumpriu ordens dos militares, fazendo, então, que eles efetuassem disparos. Confira o vídeo logo abaixo:

Publicidade

Publicidade

O incidente ocorreu nesta segunda-feira (29). Segundo a FAB, o avião interceptado é um modelo Cessna 182. A aeronave estava fazendo um voo na Zona de Identificação de Defesa Aérea, criada para controlar o tráfego aéreo ilícito e combater o garimpo ilegal no norte do país.

Quando interceptaram a aeronave, os agentes da FAB alertaram ao piloto que era necessária a verificação dos dados de voo. Em seguida, o piloto foi avisado de que a rota de voo havia sido modificada por determinação da Defesa Aérea.

Após o descumprimento destas regras, os militares enviaram mais uma mensagem ao piloto suspeito, afirmando que duas rajadas de tiro de aviso seriam disparadas para fazer um alerta.

Publicidade

Momentos depois, a aeronave suspeita pousou em uma pista de terra, e o piloto fugiu. O avião foi vistoriado e apreendido pela Polícia Federal (PF).

De acordo com informações do sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, a matrícula da aeronave interceptada pela Força Aérea Brasileira está cancelada desde maio de 2022. O avião também está com as operações negadas para táxi aéreo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.