Eleições 2022

Goiás ganha 260 mil novos eleitores em dois anos, e maioria do eleitorado é feminina

Os dados da pesquisa ainda mostram que a maioria dos eleitores e eleitoras no estado tem ensino médio completo.

Goiás ganha 260 mil novos eleitores em dois anos, e maioria do eleitorado é de mulheres
Pessoas entre 25 e 49 anos em Goiás somam mais da metade dos eleitores (Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Para as eleições de 2022, Goiás tem 4,87 milhões de eleitores, sendo que destes quase cinco milhões, 2,55 milhões são mulheres. É o que aponta um levantamento do portal g1, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Publicidade

Em comparação com a eleição de 2020, quando o estado tinha 4,60 milhões de eleitores, Goiás ganhou mais de 260 mil novos eleitores. Dentre as pessoas aptas a votar, as mulheres representam 53% do total. Dos 246 municípios do estado, 135 têm mais eleitoras que eleitores.

Os dados da pesquisa ainda mostram que a maioria dos eleitores e eleitoras no estado tem ensino médio completo, 29% das mulheres e 26% dos homens. Abaixo disso, o maior número de eleitores está na faixa do ensino fundamental incompleto, com 20% das mulheres e 24% dos homens. Ainda no âmbito da escolaridade, em Goiás, há mais de 65 mil eleitoras analfabetas, representando 2,5%, e 65 mil eleitores analfabetos, o equivalente a 2,7% do número total.

Segundo o TSE, o voto é considerado obrigatório para pessoas alfabetizadas e com idades entre 18 e 70 anos. Adolescentes entre 16 e 17 anos não precisam, mas podem votar. O mesmo acontece com idosos com mais de 70 anos de idade.

 

Publicidade

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.