Invasão em Brasília

Ibaneis Rocha é afastado por 90 dias, vice-governadora Camila Leão assume

Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, também cita ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi exonerado do cargo.

Ibaneis Rocha é afastado por 90 dias, vice-governadora Camila Leão assume
Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, também cita ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi exonerado do cargo. (crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou na madrugada desta segunda-feira (09), o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias.

Publicidade

Segundo fontes, em sua decisão, o ministro afirma que o governador foi omisso em relação ao que aconteceu em Brasília. Na tarde de domingo (8), manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do STF.

Na decisão o ministro fala sobre a exoneração do secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi anunciada, enquanto as invasões ocorriam. Além disso, Moraes menciona o fato de manifestantes terem sido escoltados por policiais até a Praça dos Três Poderes.

A avaliação é de que o governador ignorou alertas de outras autoridades sobre o que poderia acontecer na capital federal no fim de semana, assim como as postura por parte da Polícia Militar e do então secretário Torres. “Ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro” disse o ministro.

Moraes tomou a decisão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual é relator, ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União. Com o afastamento de Ibaneis, assumirá a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

Publicidade

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.