REGRAS CLARAS

Líderes do Senado discutem PEC do fim da reeleição e novo Código Eleitoral

Caso as medidas sejam aprovadas antes de outubro, as mudanças nas regras eleitorais não valerão para as eleições municipais deste ano; a validade se daria a partir do pleito de 2026

Líderes do Senado discutem PEC do fim da reeleição e novo Código Eleitoral
O presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao centro, conversa com outros senadores no plenário – Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes partidários debaterão, nesta quinta-feira (29), às 9h, mudanças no Código Eleitoral e propostas que alteram o processo eleitoral brasileiro, como o fim da reeleição.

Publicidade

No encontro, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentará o novo Código Eleitoral, do qual é relator.

Castro também debaterá com os chefes de bancada a proposta de emenda à Constituição sobre o fim da reeleição para os cargos do Poder Executivo e a ampliação dos mandatos para cinco anos.

O projeto da minirreforma eleitoral, já aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado, também será discutido.

De acordo com Pacheco, os senadores também devem abordar os impactos da inteligência artificial (IA) nas eleições. O objetivo da reunião é articular acordo para a votação das propostas.

Publicidade

Caso as medidas sejam aprovadas antes de outubro, as mudanças nas regras eleitorais não valerão para as eleições municipais deste ano. Para serem aplicadas ainda em 2024, as alterações precisariam ter sido aprovadas pelo Congresso e sancionadas ou promulgadas até outubro de 2023, um ano antes do pleito.

“Pelo critério de anualidade, não se aplicará para as eleições deste ano, mas procuramos ter um Código Eleitoral que seja duradouro. É esse trabalho que cabe ao Senado neste momento, envolve o Código Eleitoral, a minirreforma eleitoral, inteligência artificial e a questão da reeleição”, disse Pacheco durante entrevista a jornalistas.

Para o senador mineiro, causa prejuízo que a cada eleição as regras sofram mudanças e, por isso, o Congresso busca debater uma revisão do processo eleitoral que seja “perene” e valha a partir de 2026, quando serão realizadas eleições gerais.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.