Boa Vista

Lula chega a Roraima para oferecer suporte aos indígenas Yanomami vítimas de desnutrição

O presidente decretou a criação de um Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população.

lula-viaja-a-roraima-para-oferecer-suporte-aos-indigenas-yanomami-vitimas-de-desnutricao
Presidente no avião, em destino a Roraima (Créditos: Reprodução/ Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Boa Vista, Roraima, na manhã deste sábado (21), para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na terra indígena Yanomami.

Publicidade

O Ministério da Saúde declarou na noite desta sexta-feira (20) emergência de saúde pública, em relação à falta de assistência sanitária das populações no território Yanomami. Técnicos da Saúde resgataram ao menos oito crianças Yanomami em estado grave.

Em uma rede social, o presidente Lula comentou a viagem a Roraima. “Bom dia. Chego agora pela manhã a Boa Vista e visitarei o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde conversarei com profissionais de saúde e povo Yanomami. Somaremos esforços na garantia da vida e superação dessa crise”, declarou.

Bom dia. Chego agora pela manhã a Boa Vista e visitarei o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde conversarei com profissionais de saúde e povo Yanomami. Somaremos esforços na garantia da vida e superação dessa crise.

— Lula (@LulaOficial) January 21, 2023

Publicidade

Além disso, Lula decretou a criação de um Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população. Nesta sexta-feira, escreveu em sua rede social “Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima”.

Instituímos em decreto, assinado por mim, presidente @LulaOficial e ministros Rui e Nísia, o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. O povo Yanomami não mais será desamparado pelo Estado brasileiro.

Publicidade

— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 21, 2023

 

Publicidade

Lula foi até Roraima acompanhado dos ministros e autoridades:

  • Wellington Dias (Desenvolvimento Social)
  • Nísia Trindade (Saúde)
  • Sônia Guajajara (Povos Indígenas)
  • Flávio Dino (Justiça)
  • José Múcio (Defesa)
  • Silvio Almeida (Direitos Humanos)
  • Márcio Macêdo (Secretaria-Geral)
  • General Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional)
  • e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.