201 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

Lula faz primeiro 7 de Setembro ao lado de Rosa Weber e Pacheco com tema ‘democracia e união’

A segurança na Esplanada dos Ministérios foi reforçada; cerca de 30 funcionários do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estão no palco principal do evento

Lula faz primeiro 7 de Setembro ao lado de Rosa Weber e Pacheco com tema 'democracia, soberania e união'
O presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin participam das comemorações do Sete de Setembro em Brasília, DF (Crédito Foto: Cadu Gomes/VPR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da celebração do Sete de Setembro, nesta quinta-feira, em Brasília (DF). O Dia da Independência é o primeiro de seu novo mandato; autoridades dos Três Poderes e a cúpula das Forças Armadas também participam do evento.

Publicidade

O desfile cívico-militar que acontece na Esplanada dos Ministérios tem o tema “democracia, soberania e união”, numa tentativa de desvincular a comemoração da independência do país das ameaças golpistas que marcaram a data ao longo do governo de Jair Bolsonaro. No início da cerimônia, parte do público entoou gritos de “democracia” um pouco antes da execução do Hino Nacional.

Lula acompanha o desfile ao lado dos presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, além dos comandantes das Forças Armadas, general Tomás Paiva (Exército), almirante Marcos Olsen (Marinha), brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

A cerimônia teve início com a chegada do presidente no Rolls Royce presidencial, acompanhado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, que vestiu vermelho, a cor do PT, e fez o sinal do “L” com os dedos a apoiadores, numa alusão ao símbolo usado para identificar o voto em Lula na campanha eleitoral de 2022; Lu Alckmin, esposa do vice-presidente, também está presente às comemorações.

O evento também reúne a maioria dos ministros do governo, como Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), José Múcio Monteiro (Defesa), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Marina Silva (Meio Ambiente), Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes).

Publicidade

A segurança na Esplanada dos Ministérios foi reforçada para receber as autoridades. Em alguns prédios que abrigam ministérios, há homens fazendo a vigilância com binóculos. Além disso, pelo menos 30 seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) fazem a segurança no palco principal do evento.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.