Decepcionados com o Exército, que teria ‘deixado’ o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomar posse após a eleição, bolsonaristas que se denominam ‘patriotas’ estão alardeando nas redes sociais para que todos ‘fiquem em casa’. São vários os posts que pregam o boicote aos tradicionais desfiles da independência em várias partes do Brasil.
Após o 8 de janeiro, postagens feitas pelo Exército viraram alvos de críticas dos bolsonaristas que apoiaram os ataques aos prédios públicos em Brasília. Muitos cobraram ‘direitos humanos’ para os presos suspeitos de participação nos atos terroristas.
Hoje celebramos 37 anos de dedicação e serviço da Aviação do Exército Brasileiro (AvEx)!
O #ExércitoBrasileiro agradece a todos os pilotos e especialistas que tornam possível a mobilidade de nossas tropas para a manutenção da segurança do nosso país, tudo por meio das Asas 🪽… pic.twitter.com/7v0aNjRZJ0
— Exército Brasileiro 🇧🇷 (@exercitooficial) September 3, 2023
37 anos e quando o 🇧🇷precisou das FFAA novamente para fazer uso do poder moderador o que alguns 🪖🌟🌟🌟🌟🍉fizeram ???onde povo rezou implorou ficou de dia de manhã na chuva no sol na tempestade implorou a ORDEM E PROGRESSO O🇧🇷foi traído a tropa estremeceu na mão de meia dúzia pic.twitter.com/9CyjsEZRVx
— [email protected] (@bitencourtheit1) September 3, 2023
Para criticar o Exército, os manifestantes utilizam uma imagem de melancia: verde por fora, mas vermelho (em referência à cor do comunismo) por dentro. Eles afirmam que o Exército foi ‘covarde‘ e ‘traiu a Pátria‘.
Vão inaugurar o novo uniforme pic.twitter.com/YBRjt04gNk
— Mercador Do Além (@AlemMercador) September 3, 2023
As queixas também foram tratadas com ironias por muitos internautas. “Queriam um hotel?”, questiona um deles. “A intervenção militar que vocês pediam chegou!“
— SERGIO IGNACIO (@SERGIOBAENSPA) January 10, 2023
Bolsonaristas pedem o ‘Fique em Casa’
Utilizando a frase amplamente divulgada no período de pandemia de Covid-19, o “fique em casa”, eles pretendem esvaziar os desfiles. Alguns bolsonaristas afirmam nas redes que, nesta data, “não há o que comemorar.”
— luis fernando martinez (@lfmartinez697) September 2, 2023
Fique em casa pic.twitter.com/T0zt3GbTou
— @verdeamarelou22 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@verdeamarelou) September 3, 2023
E aí, vai mesmo prestigiar o 7 de setembro?
Vai permitir que seu filho seja comprado por 0,5 pontos na média para ir ao desfile?
Os mesmos que traíram seu povo em 08/01… os mesmos que prestam continência a Lula e Maduro?
Certamente não. Fique em casa! Junto com sua família. pic.twitter.com/YRbty4qmO9
— 🇧🇷 Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) September 3, 2023
O governo Lula tem planos para o Sete de Setembro: a equipe presidencial pretende “resgatar” a data comemorativa das Forças Armadas que teria sido ‘sequestrada’ pelos bolsonaristas nos últimos anos.