
Manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) protestatram com faixas durante as comemorações do bicentenário da independência do Brasil. O evento acontece nesta quarta-feira (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Em algumas manifestações ocorreram pedidos inconstitucionais, contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e pautas antidemocráticas. Uma faixa, escrita em inglês, pedia que Bolsonaro acionasse as Forças Armadas para destituir os ministros do STF. Outras, favoráveis a “intervenção” dos militares, o que é proibido pela Constituição Federal de 1988.
Demais faixas de manifestantes pediam pelo voto impresso, pauta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, que questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante a segurança do sistema.
Manifestantes também levaram faixas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao pleito eleitoral. Algumas faixas pediam pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, devido ao inquérito que investiga a existência de uma organização criminosa contra a democracia, formada por empresários, apoiadores de Bolsonaro. Após pedido de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a faixa foi retirada de cerimônia.
Manifestante em Copacabana exibe cartaz com pedido para que “Bolsonaro acione as Forças Armadas para eleições limpas”. Outras faixas com pedidos de intervenção militar também foram vistas no local.
Siga em tempo real as manifestações do 7 de setembro: https://t.co/xF4bXh3npa pic.twitter.com/4tTtlRdOiC— Terra (@Terra) September 7, 2022