Ameaças pela Internet

Manuela d’Ávila denuncia novos ataques contra ela e sua filha de seis anos

Por meio de seu Instagram, a ex-deputada afirmou que “ser uma mulher pública no Brasil é ser ameaçada permanentemente”.

Manuela d'Ávila denuncia novos ataques contra ela e sua filha de seis anos
Durante a campanha para a Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila também enfrentou ameaças e fake news (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB) denunciou nesta segunda-feira (1) mais ataques sofridos pela internet. Desta vez, as ameaças de morte e estupro também foram direcionadas para a sua filha de seis anos e para a sua mãe.

Publicidade

Por meio de seu Instagram, a ex-deputada afirmou que “ser uma mulher pública no Brasil é ser ameaçada permanentemente”:

“É escolher um lugar para o medo, outro para a coragem, outro lugar pro fingir ignorar. Ser mulher pública é conviver com a ameaça de estupro como correção pela coragem, com a ameaça de morte como silenciador. Ser mulher pública é ouvir de muitos que não aguentariam nem metade que tá tudo bem, que é assim mesmo. Como se fosse o preço a pagar por estar num lugar que não é o nosso, que não é pra nós. Essa é mais uma das ameaças que eu, minha filha e também minha mãe sofremos.”

Depois de disputar as eleições presidenciais como vice em 2018, e se candidatar à Prefeitura de Porto Alegre em 2020, Manuela d’Ávila anunciou em maio que não disputaria nenhum cargo nas eleições de 2022.

O seu partido, o PCdoB, divulgou uma nota em que pede às “instituições do Estado brasileiro” maior firmeza no enfrentamento destas ameaças:

Publicidade

“O PCdoB reafirma sua luta cotidiana pelo fim da violência política; principalmente a violência política de gênero, que tem crescido no país estimulada pela misoginia de governantes que atacam mulheres com papel de destaque político, sem qualquer tipo de responsabilização. Exigimos das instituições do Estado brasileiro que atuem para responsabilizar o autor das ameaças contra Manuela.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.