APÓS CONVERSA COM LULA

Marta Suplicy aceita ser vice de Boulos na disputa à Prefeitura de SP

A política terá de deixar o cargo de secretária de Relações Internacionais do prefeito Ricardo Nunes (MDB)

marta-suplicy-boulos-prefeitura-sp
Marta Suplicy e Guilherme Boulos – Crédito: Agência Brasil

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (sem partido) aceitou ser candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. A informação foi confirmada ao blog da Daniela Lima, da GloboNews.

Publicidade

A decisão ocorreu após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (8). O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) esteve presente e afirmou que o “caminho está posto” para que a ex-ministra retorne ao Partido dos Trabalhadores.

A trajetória de Marta pelo PT

Marta se filiou ao PT em 1981. Em 1994, foi eleita deputada federal. Quatro anos depois, em 1998, ela concorreu ao governo de São Paulo, mas não avançou além do primeiro turno. No ano 2000, Marta venceu a eleição para prefeita de São Paulo, permanecendo no cargo até 2005, quando não conseguiu a reeleição.

Em 2007, assumiu o papel de ministra do Turismo no governo Lula. No ano seguinte, enfrentou uma derrota no segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo. Em 2010, foi eleita senadora, iniciando seu mandato em fevereiro de 2011.

Durante o período de 2012 a 2014, Marta afastou-se do Senado para ocupar a posição de ministra da Cultura. Posteriormente, desvinculou-se do PT, associando-se ao MDB e concorreu, sem êxito, à prefeitura de São Paulo em 2016. Em 2018, recebeu o convite para ser a candidata a vice-presidente na chapa de Henrique Meirelles pelo MDB. Ela não aceitou e também desfiliou-se do partido.

Publicidade

Marta negocia o retorno ao PT desde o ano passado. Para isso, ela terá de deixar o cargo que ocupa na prefeitura de São Paulo como secretária de Relações Internacionais do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Demissão

Na tarde desta terça-feira (9), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes providenciou uma carta de demissão de Marta após o anúncio da parceria com Boulos, alegando quebra de confiança.

Espera-se que os dois se encontrem ainda na tarde de hoje para discutir os pormenores.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.