1º DE MAIO

MDB aciona MP contra Lula e Boulos após pedido de votos

Partido denuncia a conduta do presidente, que teria usado a agenda oficial para fazer campanha em favor do aliado do PSOL

MDB
Ricardo Nunes (MDB) é o atual prefeito de São Paulo – Crédito: Flickr/Governo de São Paulo

O Diretório Municipal do MDB de São Paulo acionou na tarde desta sexta-feira (3) o Ministério Público Eleitoral para a abertura de inquérito e a apuração de abuso de poder político e econômico e do uso indevido dos meios de comunicação social durante o evento alusivo ao Dia do Trabalhador (1º), realizado na capital paulista.

Publicidade

Na ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu explicitamente voto ao pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, para as eleições municipais de 2024 – o que infringe a legislação eleitoral em vigência.

Segundo o advogado Ricardo Vita Porto, que representa o MDB, “as imagens e os discursos proferidos na ocasião demonstram claramente que o evento, custeado por recursos públicos e sindicais (vedados pela lei), foi desvirtuado para um verdadeiro comício eleitoral, tendo como objetivo impulsionar a pré-candidatura de Boulos à Prefeitura de São Paulo”.

O MDB pede que o MP investigue o fato e ajuíze as medidas cabíveis. O pedido foi protocolado às 15h30. A ação diz ainda:

“Como explicado na ação, as imagens do evento demonstram que Guilherme Boulos não foi apenas um mero beneficiário da conduta vedada, mas também um agente ativo em sua realização, com o engajamento no ilícito de propaganda eleitoral antecipada. A questão que se coloca, entretanto, é que a irregularidade da conduta não se limita à mera veiculação de propaganda eleitoral antecipada, pois também desborda claramente para o abuso de poder político, econômico e do uso indevido dos meios de comunicação social vedados pela lei e pela Constituição.”

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.