contra desmatamento

Ministros vão a Campo Grande participar de sanção da Lei do Pantanal

A comitiva do Governo Federal se encontra com a prefeita de Campo Grande e com o governador de MS

Projeto poderá ampliar proteção ao Pantanal
Pantanal – Crédito: Agência Brasil

A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, recebe a visita de três ministros nesta segunda-feira (18). A comitiva do Governo Federal participa de ações voltadas para a assistência social e também de uma cerimônia do ato de Sanção da Lei do Pantanal.

Publicidade

O primeiro encontro com os ministros acontece às 9h, na Central do Cadastro Único. O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reúnem com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a comitiva do Governo Federal será recepcionada pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Cadastro Único é um instrumento que permite ao poder público saber quem são, onde moram, como vivem e do que necessitam as famílias de baixa renda que residem em todo território nacional.

Logo depois, Marina Silva e Wellington, juntamente com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se encontram com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Às 10h, as autoridades participam da Cerimônia de Apresentação e Assinatura de Programas na Área Social. Às 11h do Ato de Sanção da Lei do Pantanal. Os eventos acontecem no Bioparque Pantanal.

Lei do Pantanal

Após as denúncias do desmatamento ilegal na região pantaneira, o governador Eduardo Riedel (PSDB) encaminhou o projeto que institui a Lei do Pantanal. A proposta foi aprovada pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Na proposta, são tratados temas sobre o desmatamento das áreas de preservação e a proibição do cultivo de novas plantações de cana, soja e eucalipto, por exemplo.

Publicidade

A princípio, não há uma tratativa específica sobre a abertura de estradas. Ainda assim, o governador suspendeu, em agosto, todas as licenças ambientais para desmatamento na região do Pantanal. O que o Midiamax denunciou em uma série de reportagens desde junho foi o desmatamento desenfreado e ilegal em várias áreas no Pantanal. O empreiteiro Patrola, por exemplo, é dono de fazenda que fica nas margens da MS-228, onde tem contratos firmados para obras.

Leia mais em MidiaMax

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.