STF

Moraes diz que instituições vão punir todos os responsáveis por terrorismo

O ministro fez a declaração em um breve discurso na cerimônia de posse do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

moraes-diz-que-instituicoes-vao-punir-todos-os-responsaveis-por-terrorismo
Alexandre de Moraes (Créditos: Getty Images)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta terça-feira (10) que as instituições punirão “todos os responsáveis” pelos atos de terrorismo na Esplanada dos Ministérios, no último domingo (8).

Publicidade

“Dentro da legalidade, as instituições irão punir todos os responsáveis, todos. Aqueles que praticaram os atos, aqueles que planejaram os atos, aqueles que financiaram os atos e aqueles que incentivaram, por ação ou omissão. Porque a democracia irá prevalecer”, declarou Moraes.

O ministro fez a declaração em um breve discurso na cerimônia  de posse do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Ele classificou a PF como um “órgão competentíssimo que, ano após ano, vem ganhando o respeito da população”.

Além disso, afirmou que a operação para desmobilizar o campamento bolsonarista em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, na segunda (9), foi “necessária para garantir a democracia, para mostrar que não há Apaziguamento nas instituições brasileiras”.

“Se o apaziguamento tivesse dado certo, não teríamos tido a Segunda Guerra Mundial. A ideia de apaziguamento é por covardia ou por interesses próprios. Temos que combater firmemente o terrorismo, as pessoas antidemocráticas, as pessoas que querem dar o golpe, que querem o regime de exceção”, afirmou Moraes.

Publicidade

“Não é possível conversar com essas pessoas de forma civilizada, essas pessoas não são civilizadas. Basta ver o que fizeram no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional, e com muito mais raiva e ódio no Supremo Tribunal Federal”, prosseguiu.“Mas as instituições não são feitas só de mármore e cadeiras. São feitas de pessoas, de coragem, de cumprimento da lei. Não achem esses terroristas que até domingo faziam badernas e crimes, e que agora reclamam que estão presos querendo que a prisão seja uma colônia de férias. Não achem que as instituições irão fraquejar”, continuou Moraes.

🇧🇷 Alexandre de Moraes diz que “não é possível conversar de forma civilizada” com terroristas.

Ministro do Supremo Tribunal Federal defende punição a todos os responsáveis que praticaram, planejaram, financiaram e incentivaram: “a democracia irá prevalecer”. pic.twitter.com/z0CFhLupNk

Publicidade

— Eixo Político (@eixopolitico) January 10, 2023

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.