DEPOIMENTO HOJE

O que Bolsonaro precisa esclarecer sobre as joias sauditas?

Além do ex-presidente, devem ser ouvidas outras dez testemunhas, simultaneamente e em salas diferentes da sede da PF em Brasília.

bolsonaro-joias
(Crédito: Getty Images)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento nesta quarta-feira (5) na sede da PF em Brasília. A previsão é que a oitiva tenha início às 14h30. O depoimento de Bolsonaro diz respeito à investigação da entrada ilegal no país de joias dadas ao governo brasileiro pela Arábia Saudita.

Publicidade

No total, serão 10 depoimentos, que vão acontecer ao mesmo tempo, em salas diferentes. Entre as pessoas que serão ouvidas estão o ajudante de ordens do ex-chefe do Executivo, tenente-coronel Mauro Cid, além de assessores do governo Bolsonaro e fiscais da Receita Federal. De acordo com apuração da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, entre os depoimentos já recolhidos, o mais forte, na opinião dos policiais federais, é o de uma subordinada de Mauro Cid, Priscila Esteves das Chagas. Ela teria recebido ordens para lançar antecipadamente na lista de presentes recebidos pelo então presidente as joias de R$ 16,5 milhões apreendidas pela Receita Federal em Guarulhos. O que chamou a atenção dos agentes é que as joias ainda estavam retidas e nem haviam sido liberadas quando a ordem foi dada.

O ex-presidente Jair Bolsonaro poderá ser acusado de três crimes: peculato, descaminho, por não ter declarado as joias à Receita, além de corrupção passiva – caso fique provado que esse ‘presente’ foi algum pagamento por negócios com o governo.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.