plano de golpe?

Pazuello irá prestar depoimento à PF para explicar reunião com Bolsonaro

Ex-ministro se encontrou com o ex-presidente em 7 de novembro de 2022, no Palácio da Alvorada, uma semana após o segundo turno das eleições

pazuello-depoimento-PF
Eduardo Pazuello irá prestar depoimento à PF para explicar reunião com Bolsonaro – Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) será convidado a prestar depoimento à Polícia Federal (PF) como parte da investigação sobre um suposto plano de golpe de Estado no Brasil. O convite ainda não tem data definida.

Publicidade

Embora Pazuello não seja alvo da investigação, a PF busca esclarecimentos sobre uma reunião entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida em 7 de novembro de 2022, no Palácio da Alvorada, uma semana após o segundo turno das eleições.

A suspeita da PF é de que, durante essa reunião, Pazuello tenha proposto uma interpretação do artigo 142 da Constituição Federal que poderia justificar uma intervenção militar para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A investigação menciona uma mensagem de áudio enviada por Mauro Cid, ex-comandante do Exército, a Marco Antonio Freire Gomes, também ex-comandante, listando as pessoas que visitaram Bolsonaro.

Em seu depoimento à PF, Freire Gomes explicou que Pazuello, já na reserva e eleito deputado federal, teria entendido a questão como política, sem capacidade de influenciar diretamente as Forças Armadas. Ele ainda enfatizou que a proposta não teria respaldo das Forças Armadas.

Publicidade

Além disso, a PF interrogou o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre o encontro entre Pazuello e Bolsonaro, buscando esclarecer sua presença no Palácio da Alvorada na ocasião. Torres respondeu que não participou do encontro.

* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.