paraná pesquisas

Levantamento mostra crescimento de pré-candidato do PL à prefeitura de Guarulhos

Representando a direita, Sanches passou de 10,1% das intenções de voto para 12,4% no cenário estimulado

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o pré-candidato a prefeito de Guarulhos-SP, Lucas Sanches (PL), é o postulante que mais cresceu na preferência do eleitorado, em comparação com a última análise, de maio deste ano.
Lucas Sanches é pré-candidato pelo PL – Créditos: Divulgação

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o pré-candidato a prefeito de Guarulhos-SP, Lucas Sanches (PL), é o postulante que mais cresceu na preferência do eleitorado, em comparação com a última análise, de maio deste ano. Representando a direita, Sanches passou de 10,1% das intenções de voto para 12,4% no cenário estimulado.

Publicidade

No recorte do levantamento, o desempenho de Sanches é superior ao do deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos), que permaneceu estagnado com 22% das intenções de voto na comparação com o mesmo levantamento do mês passado. O ex-petista Elói Pietá (Solidariedade) aparece com 28,7%, ratificando um cenário de polarização entre direita e esquerda, num provável segundo turno.

O levantamento ainda mostra Sanches como um dos pré-candidatos a prefeito de Guarulhos com menor índice de rejeição – 12,9%, superando Professor Jesus e Márcio Nakashima. Neste cenário, o volume de eleitores que afirmaram que jamais votariam no deputado federal Alencar Santana, pré-candidato a prefeito pelo PT, chega a 24,6%, enquanto a aversão dos guarulhenses à Elói Pietá é de 33,6%. A rejeição do Xerife do Consumidor chega a 19,5%.

ASN

Em levantamento divulgado em abril pelo Instituto ASN Opinião Pública, Sanches tem 18% das intenções de voto, se consolidando para o segundo turno com Elói Pietá (20,75%). No recorte da pesquisa, o desempenho de Sanches é superior ao do Xerife do Consumidor (16,25%), seguido de Alencar Santana (PT), que tem 6,13%.

Na análise de Sanches, que é vereador em Guarulhos e faz oposição à gestão do prefeito Gustavo Henrique Costa, o Guti (PSD), o levantamento do Paraná Pesquisas confirma sua atuação constante nas ruas:

Publicidade

“O eleitor de Guarulhos está reconhecendo que a verdadeira candidatura de direita e que prega a mudança é a nossa, é a do PL. Nosso projeto não visa interesses pessoais e de poder. Tem o objetivo de oferecer a Guarulhos uma gestão eficiente e um olhar cuidadoso ao povo, tão sofrido, sobretudo na Saúde e na área da Segurança Pública”. Para o bolsonarista, o maior apoio que um político pode receber é o do povo:

“Tenho sentido isso a cada visita que faço aos bairros, onde sou recebido com muito carinho. Caminhamos ao lado das pessoas e este é o maior apoio que um político pode receber. Os institutos de pesquisa mostram nosso crescimento, além de sinalizar que continuamos com uma rejeição baixa, o que significa que temos espaço para crescer ainda mais e chegarmos ao segundo turno de maneira competitiva”, comemora o pré-candidato a prefeito pelo PL.

Metodologia

O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 800 eleitores de Guarulhos, entre 15 e 20 de junho. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP-08296/2024.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.