Ícone do site

Pesquisa: Se eleição fosse hoje, Lula e Bolsonaro empatariam de novo

Published 09/02/2024
Uma pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira (9), revela que, se as eleições para presidente acontecessem hoje, Lula e Bolsonaro empatariam tecnicamente.

O levantamento escutou 2.026 de todos os 26 estados e o Distrito Federal - Crédito: Reprodução/Poder 360

Uma pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira (9), revela que, se as eleições para presidente acontecessem hoje, Lula e Bolsonaro empatariam tecnicamente. Atual presidente da República, o petista recebeu 43,9% dos votos teóricos, enquanto que Jair ficou com 41,9%. 10,5% votariam em branco ou nulo e 3,8% não souberam responder.

O levantamento escutou 2.026 de todos os 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 24 a 28 de janeiro de 2024. Vale lembrar que Jair Bolsonaro não pode concorrer às eleições de 2026 devido à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa não considerou apenas os dois políticos. Ao substituir Jair por Michelle Bolsonaro, o petista vence por uma margem maior. Nesse sentido, Lula ficaria com 45,4% dos votos, contra 38,7% da ex-primeira-dama. No contexto, os brancos e nulos cresceriam para 11,5%, enquanto os que não souberam o não quiseram responder somaram 4,3%.

Caso o segundo turno fosse Lula e Tarcísio de Freitas, a vantagem do presidente seria ainda maior. O petista receberia 45,6% dos votos e o governador de São Paulo, 34,6%. Entretanto, o que chama a atenção é o aumento de brancos: 15,2%. 4,4% não souberam ou não quiseram responder.

Aprovação do Governo

Em seguida, o estudo também indagou os participantes sobre o desempenho do Governo Federal. 48% aprovaram a atual gestão, enquanto que 47,8% consideraram ruim o mandato de Lula. 4,1% não souberam ou não quiseram responder.

Certeza de voto

Por fim, os entrevistados declaram em quem certamente votariam ou não em uma eleição presidencial. Veja os resultados.

Votaria com certeza

Poderia votar

Não votaria de jeito nenhum

Sair da versão mobile