eleições de 2022

Lula diz que tentativa de golpe não teria acontecido sem Bolsonaro

O petista fez a declaração nesta quinta-feira (8), após a Polícia Federal realizar uma operação contra o ex-presidente, ex-ministros e ex-assessores investigados

Lula-golpe-Bolsonaro
Lula diz que tentativa de golpe não teria acontecido sem Bolsonaro – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que a tentativa de golpe de aliados insatisfeitos de Jair Bolsonaro, após a derrota nas eleições de 2022, é um “dado concreto” que não teria ocorrido sem a participação do ex-presidente. A informação é do g1.

Publicidade

O petista fez as declarações nesta quinta-feira (8), após a Polícia Federal realizar uma operação contra Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores investigados por supostamente tentarem dar um golpe de Estado e invalidar as eleições presidenciais vencidas por Lula.

Inicialmente, Lula afirmou que não tem “muitas condições de falar sobre uma ação da Polícia Federal porque isso é uma coisa sigilosa“. O presidente disse que “é uma coisa da polícia, uma coisa da Justiça” e não cabe a ele “ficar dando palpite numa atuação dessa“.

Porém, “obviamente que tem muita gente envolvida e que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve uma tentativa de golpe“. Para o presidente, “houve uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir o processo democrático. Essa gente tem que ser investigada“.

Envolvimento de Bolsonaro

Questionado se a investigação poderia levar ao envolvimento de Bolsonaro nessa suposta tentativa de golpe, Lula indicou acreditar no envolvimento do ex-presidente.

Publicidade
Eu não sei, eu acho que não teria acontecido sem ele. O comportamento dele foi muito diferente. Primeiro, antes das eleições, ele passou o tempo inteiro mentindo sobre as eleições, mentindo sobre as urnas, criando uma suspeição sobre a urna que foi responsável pela eleição dele em 2018″, declarou.

O cidadão que estava no governo, não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair. Tanto é que não teve coragem de me passar a faixa, foi embora para os EUA porque ele deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Então, vamos esperar as investigações“, disse.

Além disso, Lula defendeu a investigação sobre financiadores dos acampamentos golpistas em frente a quartéis do Exército.

Queremos saber quem financiou aqueles acampamentos, para que a gente nunca mais permita que aconteça o ato do dia 8 de janeiro“, ressaltou o presidente.

Publicidade

* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra. 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.