Foi ministro e governador do RJ

Políticos e autoridades lamentam a morte de Francisco Dornelles

Primo de Getúlio Vargas e sobrinho de Tancredo Neves, Francisco Dornelles acumulou cargos de destaque na política brasileira

francisco-dornelles
(Crédito: Reprodução)

Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, Francisco Osvaldo Neves Dornelles. A causa da morte ainda não foi divulgada. Políticos e autoridades lamentaram a morte nas redes sociais.

Publicidade

Publicidade

Dornelles nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1935. Primo de Getúlio Vargas e sobrinho de Tancredo Neves, Dornelles acumulou cargos de destaque em sua carreira: foi ministro da Fazenda e chefiou os ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foi senador da República, deputado federal e governador do Rio de Janeiro. Também foi secretário da Receita Federal e era presidente de honra do Partido Progressistas (PP).

 Em 1985, foi ministro da Fazenda depois de mais de 20 anos de regime militar no Brasil. Na ocasião, José Sarney, havia assumido a presidência interinamente com a internação de Tancredo e, depois, de forma definitiva, com a morte do presidente. Dornelles fez parte da Assembleia Nacional Constituinte e ajudou a aprovar a Constituição Federal de 1988.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.