Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, Francisco Osvaldo Neves Dornelles. A causa da morte ainda não foi divulgada. Políticos e autoridades lamentaram a morte nas redes sociais.
Recebi com pesar a notícia de falecimento do ex-governador, ex-senador e ex-ministro, Francisco Dornelles, que teve uma longa trajetória no serviço público, inclusive como ministro da Indústria e Comércio, do presidente FHC. Transmito a seus familiares e amigos meus sentimentos e…
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) August 23, 2023
Faleceu hoje o deputado, ministro, senador, vice-governador e governador do RJ, enfim, o grande homem público Francisco Dornelles. Registro aqui minha tristeza com a perda de um homem desse valor, um grande brasileiro. pic.twitter.com/NU0EplwqSJ
— Cesar Maia (@cesarmaia) August 23, 2023
Hoje o PP perdeu o seu presidente de honra, o ex-deputado federal, ex-senador, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles.
Ex-presidente do partido, ao longo de sua trajetória política Dornelles é referência política nacional [+]
— Arthur Lira (@ArthurLira_) August 23, 2023
Dornelles nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1935. Primo de Getúlio Vargas e sobrinho de Tancredo Neves, Dornelles acumulou cargos de destaque em sua carreira: foi ministro da Fazenda e chefiou os ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foi senador da República, deputado federal e governador do Rio de Janeiro. Também foi secretário da Receita Federal e era presidente de honra do Partido Progressistas (PP).
Em 1985, foi ministro da Fazenda depois de mais de 20 anos de regime militar no Brasil. Na ocasião, José Sarney, havia assumido a presidência interinamente com a internação de Tancredo e, depois, de forma definitiva, com a morte do presidente. Dornelles fez parte da Assembleia Nacional Constituinte e ajudou a aprovar a Constituição Federal de 1988.