NATURALIZADA BRASILEIRA

Políticos e famosos lamentam morte da economista Maria da Conceição Tavares

Formada em Matemática pela Universidade de Lisboa em 1953, veio ao Brasil no ano seguinte. Ela é considerada uma das principais pensadoras da economia brasileira

Políticos e famosos lamentam morte da economista Maria da Conceição Tavares
Maria da Conceição Tavares faleceu aos 94 anos, em Nova Friburgo (RJ) – Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

A economista Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Nascida no distrito de Aveiro, em Portugal, ela se naturalizou brasileira e se dedicou a pensar a economia do Brasil.

Publicidade

Tavares se formou em Matemática pela Universidade de Lisboa em 1953; um ano depois saiu de Portugal para fugir da ditadura de António Salazar, veio para o Brasil e se estabeleceu no Rio de Janeiro.

Maria da Conceição foi deputada federal entre os anos de 1995 e 1999 e também professora de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp).

Tavares é considerada uma das principais pensadoras da economia brasileira. Famosos e políticos lamentaram a perda. A seguir, veja a repercussão:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que Maria da Conceição Tavares “nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares”.

Publicidade

Felipe Neto, influenciador digital, também se manifestou em suas redes sociais: “Deixou um legado inestimável”, escreveu.

Publicidade

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) escreveu que Maria de Cocenição Tavares “se destacou por suas contribuições ao pensamento desenvolvimentista e ao pensamento desenvolvimentista e por seu papel na formação de várias gerações de economistas brasileiros”.

Publicidade

O humorista e inflenciador digital Whindersson Nunes afirmou que “aos 94 anos ela deixa esse plano, até o fim da vida sem preguiça de pensar. Obrigado por muito”.

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.