LUTA RACIAL

Quem é Anielle Franco, eleita uma das mulheres do ano pela revista Time?

Ministra da Igualdade Racial é a primeira e única brasileira entre as 12 personalidades femininas escolhidas pela publicação norte-americana.

Quem é Anielle Franco, eleita uma das mulheres do ano pela revista Time?
Anielle assumiu o Ministério da Igualdade Racial no governo Lula (Crédito: Reprodução/ Instagram)

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial foi a primeira e única brasileira eleita uma das mulheres do ano pela revista norte-americana Time. Ela e mais 12 mulheres fazem parte da lista de 2023.

Publicidade

A revista publicou um perfil da ministra onde conta que ela nunca pensou em entrar para a política até a morte de sua irmã, Marielle Franco. Ela era vereadora do Rio de Janeiro e foi assassinada em 2018 em uma emboscada junto de seu motorista, Anderson Gomes.

“A trágica história familiar, a personalidade calorosa e o uso hábil das mídias sociais transformaram Anielle, ora reservada, em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”, diz a publicação.

A revista ressalta que a escolha das 12 mulheres é baseada em seus papéis em criar “um impacto significativo em suas respectivas comunidades e áreas, desde ativismo e governo até esportes e artes”. 

Anielle publicou a conquista em suas redes sociais e comemorou a escolha da revista, dizendo estar “muito orgulhosa e emocionada” pela indicação. “Sou a primeira, mas não serei a única. Que esse marco seja um recomeço para a nossa história e o reconhecimento de toda nossa luta”, concluiu no post.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Anielle Franco (@aniellefranco)

Publicidade

Quem é Anielle Franco

Anielle Franco foi a responsável pela fundação do Instituto Marielle Franco e hoje atua na instituição como diretora-executiva. O foco do instituto é potencializar ações em favor de mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas.

A ministra foi nascida e criada na favela da Maré e suas formações incluem bacharelado em Jornalismo e Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, áreas nas quais possui também mestrado pela Florida A&M University.

Anielle possui ainda licenciatura em Literatura Inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e outro mestrado em Relações Étnico-Raciais pela Cefet/RJ. Atualmente cursa o doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicidade

No dia 11 de janeiro Anielle foi oficialmente empossada como ministra da Igualdade Racial depois da nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.