Os irmãos Domingos Inácio Brazão e João Francisco Inácio Brazão foram presos neste domingo (24), apontados como mandantes do assassinato de Marielle Franco. O delegado Rivaldo Barbosa também foi detido.
Quem são eles?
Domingos Inácio Brazão e João Francisco Inácio Brazão, conhecido como ‘Chiquinho’, são políticos com longa trajetória no estado. Dessa forma, a família Brazão tem o reduto eleitoral e político em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A região é dominada por grupos paramilitares.
Domingos Brazão é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Ele sempre negou o envolvimento com o crime. Na Alerj, Brazão chegou a ser afastado por causa de denúncias de compra de votos. Porém, foi reconduzido ao cargo após uma liminar favorável do então ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O deputado federal Chiquinho Brazão tem 62 anos. Foi vereador na Câmara Municipal do RJ pelo MDB por 12 anos. Era colega de Marielle nos 2 primeiros anos de mandato da vereadora. É empresário do setor de postos de gasolina. Chiquinho nunca havia sido citado no caso. Sempre afirmou, por fim, que teve um bom convívio e relação com ela na Câmara Municipal do Rio.
Já o delegado Rivaldo Barbosa tomou posse em 13 de março de 2018. Segundo o g1 apurou, Rivaldo Barbosa teria combinado com Domingos Brazão, antes do crime, que garantiria a impunidade em relação ao assassinato da vereadora.
A PF cumpre buscas nas sedes do TCE e da Chefia de Polícia Civil do RJ, além da casa do delegado Giniton Lages. Ele era chefe da Delegacia de Homicídios do RJ quando Marielle e Anderson Gomes foram mortos.
URGENTE! 🚨
Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e delegado Rivaldo Barbosa são presos por mandar matar Marielle Franco. pic.twitter.com/M0iV5f6t0S
— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 24, 2024