DANIELA CARNEIRO

RJ: Ministério Público abre investigação contra ministra do Turismo

A notícia-crime que integrou o processo foi protocolada pelo deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR)

rj-ministerio-publico-abre-investigacao-contra-ministra-do-turismo
Daniela Carnneiro (Crédito: José Cruz/Agência Brasil)

O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu uma investigação criminal contra a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo suposto uso de mais de R$ 1 milhão do fundo eleitoral em “gráficas fantasmas”, levantando a suspeita de desvio de verba pública.

Publicidade

A notícia-crime que integrou o processo foi protocolada pelo deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), baseada em uma matéria do portal Metrópoles.

“O presidente Lula disse em 6 de janeiro que quem cometesse irregularidades no governo seria convidado a se retirar, mas já são semanas de divulgação na imprensa de irregularidades de vários ministros de Estado e nada acontece. Como Lula não cumpriu sua promessa com o povo brasileiro, estamos acionando o Ministério Público para fazer valer a promessa que nós fizemos: fiscalizar, cobrar, e representar a indignação da sociedade com os abusos do governo Lula”, disse Deltan em comunicado.

Em nota oficial, a ministra rebateu as denúncias:

“O agora deputado federal Deltan Dallagnol parece ter importado o mesmo modus operandi questionável de sua atuação como promotor ao tentar atribuir culpa a inocentes com base apenas em hipóteses. Uma vez que todas a contas de campanha foram aprovadas pelo TRE. A ministra acredita na Justiça e que os fatos serão esclarecidos com a maior brevidade possível”, escreveu.

Publicidade

“Cabe informar que as gráficas contratadas entregaram todos os materiais de campanha demandados e os mesmos foram retirados nos parques gráficos indicados pelas empresas: Printing Midia situada na Zona da Leopoldina e Rubra Gráfica que terceiriza parte de sua produção na empresa Lastro, em São Cristóvão. A divergência cadastral das gráficas junto à Receita não é de responsabilidade da ministra”, acrescentou.

Carneiro foi eleita a deputada federal mais votada no Rio de Janeiro em 2022 pelo União Brasil. Ela foi indicada pelo partido para ser ministra de Lula. Assim que assumiu o mandato, foi alvo de críticas por suas ligações com acusados de chefiar ou integrar milícias em seu estado.

O marido de Daniela, prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, foi alvo de uma ação do Ministério Público do Rio de Janeiro pelo mesmo motivo em 2016, em sua campanha para a prefeitura na época.

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.