Próximo às eleições do novo presidente do Senado, o apoio ao candidato e senador Rogério Marinho (PL-RN) tem crescido, porém, o atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ainda possui o maior número de intenções votos. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também está concorrendo ao cargo.
A votação irá ocorrer na próxima quarta-feira (1º). O eleito deve receber, no mínimo, 41 votos favoráveis, porém caso nenhum dos candidatos atinja esse número, a eleição vai ao segundo turno.
O atual presidente da câmara, Pacheco, possui o apoio de senadores da base de apoio do governo Lula e de partidos do centro: PT, PDT, MDB, PSB, Rede e Cidadania. Já Rogério Marinho, ex-ministro e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, conta com votos da oposição: PL, PP e Republicanos. Rodrigo Pacheco, inclusive, agradeceu em suas redes sociais o apoio por parte do PDT à sua reeleição.
Quero agradecer imensamente o apoio do PDT para a minha recondução à Presidência do Senado, anunciado nesta segunda-feira, pelo presidente nacional da legenda, o ministro Carlos Lupi.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) January 23, 2023