eleições no senado

Senado: Marinho ganha apoio porém Pacheco continua maior em números

A votação irá ocorrer na próxima quarta-feira (1º). O eleito deve receber, no mínimo, 41 votos favoráveis, porém caso nenhum dos candidatos atinja esse número, a eleição vai ao segundo turno.

Senado: Marinho ganha apoio porém Pacheco continua maior em números
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também está concorrendo ao cargo (Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Luis Macedo/Câmara dos Deputados, respectivamente)

Próximo às eleições do novo presidente do Senado, o apoio ao candidato e senador Rogério Marinho (PL-RN) tem crescido, porém, o atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ainda possui o maior número de intenções votos. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também está concorrendo ao cargo.

Publicidade

A votação irá ocorrer na próxima quarta-feira (1º). O eleito deve receber, no mínimo, 41 votos favoráveis, porém caso nenhum dos candidatos atinja esse número, a eleição vai ao segundo turno.

O atual presidente da câmara, Pacheco, possui o apoio de senadores da base de apoio do governo Lula e de partidos do centro: PT, PDT, MDB, PSB, Rede e Cidadania. Já Rogério Marinho, ex-ministro e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, conta com votos da oposição: PL, PP e Republicanos. Rodrigo Pacheco, inclusive, agradeceu em suas redes sociais o apoio por parte do PDT à sua reeleição.

O Cacique do PP e ex-integrante do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira (PI), afirmou no sábado (28) que a vitória de Marinho “está encaminhada”. Enquanto o líder do PL, Carlos Portinho (RJ), afirmou que vai pedir à bancada a revelação do voto, uma estratégia para angariar apoio dos indecisos na hora da votação. Além disso, Portinho se mostra confiante e diz que Marinho “tem votos para ganhar”.

Por conta da votação ser secreta, muitas vezes ocorrem traições dentro das bancadas, por isso, o candidato do PL tem chance de receber votos de parlamentares que, à princípio, votariam em Pacheco. Há apostas de que as bancadas divididas, como as da União Brasil (10), Podemos (5) e PSDB (3), deem alguns votos à Marinho.

Publicidade

APOIO DOS PARTIDOS

O partido de Pacheco se tornou a maior do Senado, com 14 senadores, após à filiação de Mara Gabrilli (SP), que saiu do PSDB e foi para o PSD neste último sábado (28). O partido de Marinho (PL) foi para o segundo lugar em número de senadores, agora com 13 parlamentares na sua bancada.

O PSB, mesmo sendo líder em número dentro da câmara, ainda não divulgou apoio público a Pacheco por não ser consenso entre todos os colegas de legenda.

Os partidos que declararam apoio à reeleição do presidente do Senado, foram o PSD, com 14 senadores, o MDB, com 10 senadores e o PT, com 9 senadores. Além desses, o PDT, PSB, Cidadania e Rede, também declararam apoio.

Publicidade

Já os que apoiam o senador Rogério Marinho (PL-RN) são o PL, com 13 senadores, o PP, com 6 senadores e o Republicanos, com 4 senadores. Enquanto os partidos que ainda não se posicionaram são o União Brasil, Podemos e PSDB.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.