
Assim que desembarcou em Brasília, vindo dos EUA, o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres foi preso na manhã deste sábado (14) pela Polícia Federal.
A prisão de Torres foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após os atos terroristas em Brasília, em 8 de janeiro. Logo após a decisão se tornar pública, Torres disse, pelas redes sociais, que se entregaria.
“As omissões do Secretário de Segurança Pública e do Comandante Geral da Polícia Militar, detalhadamente narradas na representação da autoridade policial, verificadas, notadamente no que diz respeito à falta da devida preparação para os atos criminosos e terroristas anunciados, revelam a necessidade de garantia da ordem pública”, afirmou Moraes na decisão.
O ministro do STF também ressalta a entrada de 100 ônibus fretados em Brasília “sem qualquer acompanhamento policial, mesmo sendo fato notório que praticariam atos violentos e antidemocráticos”.
Segundo relatos de testemunhas que estavam no voo, o ex-ministro saiu do avião escoltado por policiais federais antes dos outros passageiros. A Polícia Federal confirmou que o ex-ministro recebeu voz de prisão após desembarcar, no hangar. A prisão de Torres repercutiu nas redes:
Anderson Torres vai chegar 6 da manhã,um amigo meu está no vôo,disse que ele foi vaiado por outros Brasileiros, uma comitiva de Policiais ira busca lo ainda dentro da Aeronave de onde já sairá detido. Torres está de tênis e calça Jeans, jacketa preta,Boné e óculos escuros.🇧🇷🇺🇸 pic.twitter.com/WZx160ah05
— Frota 77🇧🇷💙 (@77_frota) January 14, 2023
Seria relevante garantir a segurança de Anderson Torres. Ele se tornou um arquivo-bomba ambulante.
— Luis Nassif (@luisnassif) January 13, 2023
No dia 02, Ibaneis Rocha nomeia o ex-ministro Anderson Torres para sua secretaria de Segurança (havia recomendações em contrário). Anderson assume e na mesma semana viaja para Orlando, onde está Bolsonaro. Domingo, os atos terroristas! Alguém duvida que foi armação bolsonarista ?
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) January 10, 2023
🔴URGENTE! Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do DF, chega a Brasília. Ele será preso pela PF por ordem do ministro Alexandre de Moraes (STF) e ficar à disposição da Justiça para depor sobre atos terroristas do dia 8/1. #SemAnistia pic.twitter.com/567DJBnqdR
— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) January 14, 2023
*Reportagem em atualização