auxílio

⁠Equipe de aeromédicos da Saúde amplia atendimento em navio da Marinha

A previsão é que os profissionais sejam alocados ainda nesta quinta-feira (23), assim que a chuva cessar

⁠equipe-de-aeromedicos-marinha
Aeromédico – Crédito: Gabriel Galli/MS

O Ministério da Saúde colocou a postos uma equipe de aeromédicos para atuar no navio da Marinha para assistência aos sobreviventes das enchentes do Rio Grande do Sul. A equipe é composta por um médico e enfermeiro, que realizarão resgate e atendimento no navio, que ficará atracado em Pelotas, no sul do estado. A previsão é que os profissionais sejam alocados ainda nesta quinta-feira (23), assim que a chuva cessar.

Publicidade

Localizada na Lagoa dos Patos, uma das áreas mais afetadas pelas inundações, a base médica montada no navio será responsável por prestar socorro imediato principalmente aos pacientes que necessitam de evacuação nos hospitais dos municípios de São Lourenço, Pelotas e Rio Grande. Sem acesso terrestre, a remoção das vítimas até o navio é feita por meio de helicóptero e avião. Ao serem estabilizados, os pacientes são encaminhados para outros estabelecimentos de saúde.

Para Rodrigo Stabeli, coordenador do Centro de Operações de Emergência (COE-RS), estar na região é vencer o tempo da urgência, colocando a equipe para pronta ação onde ela precisa estar.

“Quando a gente fala de aeromédicos, é como uma ‘ambulância do SAMU no ar’, que chega a qualquer lugar, com todos os equipamentos necessários, conseguindo estabilizar pacientes e salvar vidas”, compara.

* Leia o texto completa no site do Ministério da Saúde

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.