ESTUDO CIENTÍFICO

A cinta pode ser uma aliada contra a dor lombar? Entenda

a-cinta-pode-ser-uma-aliada-contra-a-dor-lombar
Dor lombar – Créditos: depositphotos.com / AllaSerebrina

Recentemente, estudos indicam que caminhar regularmente pode ter um impacto significativo na melhoria da saúde lombar. De acordo com pesquisa divulgada na revista científica Lancet, realizar caminhadas de intensidade leve a moderada contribui para o bem-estar geral e o alívio das dores nas costas. Esses intervalos regulares de atividade física são acessíveis a todos, independentemente da localização ou limitações de acesso a academias.

Publicidade

Especialistas como o médico Ricardo Meirelles, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), sustentam que incorporar caminhadas rotineiras pode espaçar e diminuir a intensidade das crises de dor lombar. Esse exercício, considerado simples e de baixo custo, permite que pessoas em áreas rurais ou isoladas se beneficiem sem a necessidade de infraestruturas complexas.

“Esse estudo mostrou que as pessoas que mantinham uma regularidade de caminhadas de três a cinco vezes por semana numa faixa aí de 30 minutos diários tiveram uma segunda crise de dor lombar mais adiante, mais espaçada uma da outra. E, quando essa crise vinha, era numa intensidade menor”, conto ele ao g1.

Caminhar com regularidade ajuda a fortalecer os músculos das costas e, com o tempo, pode melhorar a resistência e estabilizar a coluna. A prática frequente, sugerida entre três a cinco vezes por semana, é ideal para muitos. Embora a intensidade deva ser ajustada de acordo com a capacidade individual, a manutenção de um padrão consistente é primordial para observar os benefícios desejados.

Participantes que aderem a sessões de caminhada de 30 minutos diários tendem a experimentar menor frequência e intensidade nas crises de dor lombar. Esta abordagem destaca-se pela sua facilidade de implementação, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa incorporá-la na sua rotina diária.

Publicidade

O uso de cinta é recomendado para dor lombar?

Muitas pessoas recorrem ao uso de cintas para aliviar a dor nas costas, embora sem orientação profissional. Segundo Meirelles, o emprego indiscriminado de cintas pode levar à dependência e à hipotrofia muscular, enfraquecendo os músculos ao invés de fortalecê-los. Contudo, há certas situações em que o uso pode ser benéfico, como em casos de trabalhos que exigem esforço físico intenso ou durante crises agudas de dor lombar.

Nestes casos específicos, a cinta oferece suporte e uma sensação de alívio temporário. O mais importante é evitar o uso contínuo e sem necessidade, focando sempre no fortalecimento muscular.

Durante a gravidez, especialmente nos últimos meses, é comum o desconforto lombar devido ao aumento do peso e à mudança no centro de gravidade do corpo. Meirelles destaca que em tais situações, o uso de cintas de apoio pode ser considerado benéfico, sempre sob supervisão médica.

Publicidade

Esses dispositivos não só ajudam a sustentar o peso adicional da barriga, como também auxiliam a equilibrar a postura, minimizando a tensão muscular. Contudo, mesmo nesse contexto, é crucial que o uso seja aprovado e monitorado por profissionais de saúde.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.