
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu liberar a vacinação com Coronavac para crianças entre três e cinco anos de idade no Brasil. Os diretores da agência votaram por unanimidade a ampliação do uso da vacina em uma reunião pública realizada nesta quarta-feira (13).
A decisão é uma resposta ao estudo técnico realizado pelo Instituto Butantan, que foi divulgado no dia 11 de março.
Para a diretora da Anvisa e relatora do processo, Meiruze Sousa Freitas, os benefícios da vacinação de crianças entre 3 e 5 anos são maiores que os riscos, pois uma das maiores causas de mortalidade nesta faixa etária é justamente a Covid-19 e suas complicações:
“Essa vacina atende aos critérios necessários de qualidade e segurança para o uso em crianças. Ainda que a eficácia seja limitada, os dados indicam que o uso da Coronavac pode ajudar na prevenção de agravamento e óbitos por Covid-19, para o uso emergencial na população pediátrica de 3 a 5 anos. Portanto, se faz necessária a disponibilização de alternativas terapêuticas, para as faixas etárias ainda não atendidas, tão logo haja mínimas evidências de que os benefícios do uso superam os riscos e incertezas. Relembro que, neste momento, não há no Brasil vacina disponível para as crianças de 3 e 4 anos de idade.”
A vacina tem o registro emergencial para a população adulta desde o dia 17 de janeiro de 2021. Para as crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, a Coronavac está liberada pela Anvisa desde o dia 20 de janeiro de 2022.
Pessoal, a Anvisa autorizou o uso da CoronaVac para vacinar crianças de 3 a 5 anos de idade. Com nossos filhos imunizados, teremos uma parcela ainda maior da população protegida. Viva a Ciência, Viva o SUS!
— Alexandre Padilha (@padilhando) July 13, 2022