É seguro?

‘Cabeça de Ozempic’: O que se sabe sobre novo efeito colateral que viralizou nas redes?

O princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, substância que inibe a apetite, por isso, gera a perda de peso rápida. Como consequência, a cabeça da pessoa ficaria desproporcional ao restante do corpo

Ozempic
Ozempic, da Novo Nordisk – Crédito: Divulgação

O medicamento Ozempic, da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, ganhou  popularidade nas redes por ajudar no emagrecimento. Inicialmente, indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, o remédio tem como um dos efeitos a perda de peso. Sobretudo, tem sido usado fora das indicações da bula para fins estéticos.

Publicidade

Como consequência do emagrecimento, um efeito colateral que tem chamado atenção dos internautas é o que se popularizou como ‘Ozempic face’ ou ‘cabeça de Ozempic’. O princípio ativo do medicamento é a semaglutida, substância que inibe a apetite, por isso a perda de peso rápida. Como consequência a cabeça da pessoa ficaria desproporcional ao restante do corpo.

Muito utilizado por celebridades, a medicação tem chocado o mundo com os rápidos resultados. É o caso da apresentadora americana Oprah Winfrey, que deixou o conselho da empresa Vigilantes do Peso após revelar que aderiu ao tratamento com as canetas. A cantora sertaneja Maiara, tem levantado suspeitas do uso do medicamento, entretanto atribuiu seu processo de emagrecimento à mudança na alimentação e rotina de exercícios

Outros efeitos colaterais

Entre os efeitos mais citados pelos usuários, está o enjoo, tontura e a dor de cabeça. Por conta do efeito causado pela semaglutida, as pessoas também relatam que não conseguem beber água, ou colocar qualquer alimento na boca, sem sentir náuseas.

Relatos nas redes trazem à tona também o mau hálito, que pode ser associada  à falta de alimento no intestino. Além disso, algumas usuárias relatam prisão de ventre ou constipação, outras mencionam a queda de cabelo.

Publicidade

Dessa forma, o medicamento ainda pode auxiliar no desenvolvimento de problemas no trato gastrointestinal, cefaleia, sensação de fraqueza, baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), inflamação do pâncreas, retinopatia diabética e reações alérgicas. Além disso, o uso prolongado da substância pode causa o aumento do volume do intestino delgado, que pode levar a obstrução do órgão, relata um artigo publicado recentemente na revista Acta Pharmaceutica Sinica B. Dentre os efeitos colaterais mais graves estão a desnutrição e a desidratação.

É seguo usar Ozempic para emagrecer?

Segundo a Novo Nordisk, fabricante dos remédios à base de semaglutida, a maioria dos eventos tem gravidade leve a moderada e acontece de forma transitória, ou seja, dura dias ou poucas semanas. Para um uso seguro e controlado, o Ozempic deve ser usado com acompanhamento médico, mesmo que seja para questões estéticas.

“Ambos os medicamentos são seguros para a perda de peso. A única diferença é a canetinha. A caneta do Ozempic vai até 1 mg e a caneta do Wegovy (medicamento similar ao Ozempic) vai até 2,4 mg, porque estudos mostraram que a semaglutida em uma dose maior é mais efetiva para a perda de peso do que uma dose de até 1 mg, como é o caso do Ozempic”, explica Elaine Dias J.K., PhD em endocrinologia pela USP e metabologista, em entrevista à CNN.  Ela ainda ressalta, por fim, que tanto o Ozempic, quanto o Wegovy, devem ser prescritos pelo médico que acompanha o paciente para que ele auxilie e oriente como evitar esses efeitos colaterais.

Publicidade

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.