O primeiro cachorro a ser diagnosticado com varíola dos macacos no Brasil está em Minas Gerais. A informação foi confirmada na segunda-feira (22) pela Fundação Ezequiel Dias, que fez o diagnóstico da doença.
De acordo com o resultado dos testes feitos, o cachorro de cinco meses foi contaminado por seu próprio dono. Este é o primeiro caso registrado de transmissão da doença de humanos para animais no país.
“Paciente e cão estão isolados em domicílio e passam bem, conforme informação da Regional de Saúde. O único contato humano domiciliar do paciente continua assintomático e segue em monitoramento”, informou a Secretaria de Saúde de Minas Gerais.
Até o momento, os estudos mais recentes dizem que os cachorros infectados pela varíola dos macacos sofrem com quase os mesmos sintomas dos humanos. Se um cachorro deita na cama de alguém infectado ou tem contato com feridas de seus donos, ele pode contrair a doença.
O Brasil, até agora, é o terceiro país com o maior número de casos de varíola dos macacos em todo o mundo. Recentemente, bebês foram diagnosticados com a doença na Bahia e em São Paulo.
Cientistas identificam cachorro infectado com varíola dos macacos em Paris. De acordo com o estudo, animal foi infectado pelos donos humanos. Ele dormia na mesma cama que os tutores. Lençóis podem ser via de transmissão. Animal apresentou sintomas, com lesões na barriga e no reto pic.twitter.com/zJ7LHw52xg
— Renato Souza (@reporterenato) August 16, 2022