ALTAS TEMPERATURAS

Calor de “derreter” agrava assaduras e pode desencadear problemas de pele

Os moradores que já têm algum problema de pele tendem a ter o quadro agravado e quem não seria disposto pode ter a condição desencadeada nesse período

pele-calor
(Créditos: Tua Saúde)

Os termômetros alcançam mais de 40°C , condição que eleva a sensação térmica. O corpo sente e uma das respostas é o suor, que causa atrito entre as dobras, consequentemente, causando as assaduras. Os moradores que já têm algum problema de pele tendem a ter o quadro agravado e quem não seria disposto pode ter a condição desencadeada nesse período.

Publicidade

Mesmo que a onda de calor anuncie uma trégua, o assunto é válido, já que problemas dermatológicos são o “legado” que fica dos dias de calor intenso. Mãe da pequena Maria Olívia, de apenas quadro meses, Camila Herradon, conta que a filha tem alergia alimentar a leites e derivados, temperos e condimentos. Entretanto, a situação piorou com o calor, necessitando de mais cuidados com a bebê.

“Ela ficou assada por 2 meses, teve épocas em carne viva, mas a dela começou devido à alergia alimentar. [Entre os cuidados que tomo], está não deixar a  com a fralda suja e sempre higienizar muito bem, sempre lavar com água e sabão e após secar muito bem, principalmente nas dobrinhas onde sempre fica água. Ela também assa no pescoço, por ser gordinha e juntar o suor do calor no pescoço, tenho que estar sempre lavando, secando e passando alguma pomadinha”, conta.

Nesse contexto, a dermatologista Elza Garcia vê o movimento nos consultórios aumentarem devido às altas temperaturas: o que era normal no verão, está sendo intensificado diante das ondas de calor.

Entre os problemas mais comuns estão as assaduras, dermatite atópica e dermatite pelo suor, quando aumenta o contato de substâncias na pele.

Publicidade

“As pessoas mais sensíveis são crianças, idosos e pessoas que já tem algum problema de pele, que acomete que áreas de dobra, psoriasis e dermatite atópica. Quem já tem algum problema de pele sobre um pouco mais”, descreve.

Leia a matéria completa em Midiamax.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.