Depressão

Casos de depressão aumentam no Brasil

O diagnóstico pode ser clínico após avaliação médica.

pesquisas-apontam-aumento-nos-casos-de-depressao-no-brasil
O tratamento pode ser feito a partir da combinação de medicamentos e psicoterapia (Crédito: Canva)

Levantamentos nacionais de saúde mostram um aumento de casos de depressão no Brasil. De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico da doença. A frequência foi maior entre as mulheres (14,7%) em comparação com os homens (7,3%).  Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 7 de abril.

Publicidade

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, mostrou que 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais receberam o diagnóstico de depressão. Este resultado é maior do o encontrado em 2013 que foi de 7,2%.

Nesta terça-feira (26), em entrevista a CNN o neurocirurgião Fernando Gomes explicou os principais sintomas da depressão. Gomes explicou que “a depressão é uma doença que podemos considerar neuropsiquiátrica, crônica e que pode ser recorrente e muito mais do que tristeza. Um dos sinais acaba sendo a tendência do humor ficar muito próximo do que a gente conhece naturalmente de tristeza, de uma forma que esse traço pode se explicar por questões relacionadas ao próprio funcionamento do cérebro alterado e de neurotransmissores” .

Além disso, a condição também pode associar as alterações no apetite, perda da qualidade do sono, baixa autoestima e redução da libido. Outros fatores são os impactos diretos no funcionamento do cérebro. Já em relação as causas da depressão podem ser multifatoriais, sendo componentes genéticos, bioquímicos ou eventos traumáticos.

O diagnóstico pode ser feito na clínica após uma avaliação médica. O tratamento pode ser feito a partir da combinação de medicamentos e psicoterapia. O site Mapa da Saúde Mental mostra locais que possuem atendimento psicológico gratuito ou com preços acessíveis no Brasil.

Publicidade

 

 

 

Publicidade