Cidade de SP começa hoje testagem dupla para identificar Covid-19 e Influenza

Essa medida tem como seu principal objetivo fazer um levantamento da proporção dos casos das duas doenças entre os sintomáticos respiratórios

Cidade de SP começa hoje testagem dupla para identificar Covid-19 e Influenza
Caso o teste de Covid-19 seja positivo, a pessoa vai coletar o RT-PCR (Créditos: Lisa Maree Williams/Getty Images)

A cidade de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (5), a testagem simultânea em pacientes que tenham sintomas de gripe para a Covid-19 e Influenza. Essa medida tem como seu principal objetivo fazer um levantamento da proporção dos casos das duas doenças entre os sintomáticos respiratórios.

Publicidade

De acordo com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), pessoas com sintomas respiratório agudos, com pelo menos dois dos sintomas (febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos),  vão ser orientadas para realizar o teste rápido. Em caso negativo para Covid-19, o paciente deverá realizar o teste rápido para a Influenza também.

Caso o teste de Covid-19 seja positivo, a pessoa vai coletar o RT-PCR. Essas amostras vão ser mais para frente encaminhadas ao Instituto Butantan, para saber qual é a variante.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, disse que “vamos fazer essa ampla testagem nas próximas duas semanas, o que nos possibilitará ter uma visão mais clara sobre o comportamento das doenças na capital”.

Pelo menos 24 pessoas foram infectadas pelo coronavírus e influenza ao mesmo tempo na cidade de São Paulo, Quadro que está sendo nomeado de “flurona“, a junção das palavras “flu“, gripe em inglês, e corona.

Publicidade

A secretaria orienta as pessoas que continuem com as medidas de etiqueta respiratória, utilizar a máscara corretamente, distanciamento, e lavar as mãos. Esses cuidados ajudam na prevenção dos dois vírus, tanto da Covid-19 quanto da influenza.

Em dezembro de 2021, de acordo com a prefeitura, foram registrados 286.858 atendimentos a pessoas com este quadro. Destes, 133.501 estavam com suspeita de Covid-19. Em novembro de 2021, o total registrado foi de 111.949 atendimentos a pessoas com sintomas da gripe, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19.

Foram realizados, até a última segunda-feira (3), 20.333 atendimento a pessoas com sintomas respiratórios, 11.585 suspeitos de Covid-19.

Publicidade