QI MUITO ACIMA DA MÉDIA

Cinco sinais de que você pode ser um superdotado

No país, estima-se que 2% dos brasileiros podem ter superdotação; SP e RJ ocupam as primeiras colocações entre os estados

Cinco sinais de que você pode ser um superdotado
Entre os sinais que denotam um superdotado é possuir uma boa memória operacional (Crédito Foto: Reprodução/Frepik)

Hoje, quinta-feira (10), é o dia do superdotado. O Brasil possui 2.621 pessoas superinteligentes identificadas em território nacional e mais outros 31 no exterior.

Publicidade

No Dia Mundial da Superdotação, o estado de São Paulo lidera o ranking de estados com maior número de superdotados, com 1.226 brasileiros; a seguir aparecem o Rio de Janeiro, com 298 pessoas; Minas Gerais, com 209, Paraná, com 193; e o Distrito Federal, na 5ª posição, com 177.

Os dados são Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. Segundo a entidade, existem cinco sinais que podem denotar uma superinteligência.

Confira 5 sinais de que você pode ser um superdotado:

1- Raciocínio rápido para resolver problemas;

2- Boa memória de longo prazo: capta as informações e as recupera com facilidade quando necessário (lembra-se de nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito tempo, datas históricas, imagens e números etc);

Publicidade

3- Boa memória operacional: capta e processa diferentes tipos de informações ao mesmo tempo;

4- Consegue diferenciar sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade;

5- Rápida curva de aprendizado: habilidades avançadas para a sua idade cronológica (crianças que aprendem a ler aos 3 anos ou antes ou que conseguem compor uma música sem nunca ter estudado para isso, por exemplo).

Publicidade

Dentre os superdotados, ainda segundo a pesquisa da entidade, 70% deles estão na faixa etária dos 19 aos 36 anos; 10% entre 37 e 45 anos; 10% entre 13 e 18 anos; e 5% estão acima dos 45 anos.

O presidente da Mensa Brasil, Rodrigo Lopes Sauaia, afirma que o Brasil é uma potência intelectual “adormecida e subaproveitada”. Segundo ele “cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”.

Para que uma pessoa seja considerada superdotada, o QI (quociente de intgeligência) deve estar acima de 130 pontos; já o QI entre 90 e 109, caracteriza as pessoas consideradas “normais”. Os números são da Associação Mensa.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.