nova arbovirose

Com 5 mil casos no país, crescimento da febre Oropouche gera alerta

Com sintomas similares à dengue, a febre Oropouche tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde

Oropouche
Mosquito transmissor da Febre Oropouche (Conselho Federal de Farmácia/Reprodução)

Em meio ao surto de dengue em Mato Grosso do Sul, uma nova arbovirose, semelhante à dengue e chikungunya, tem preocupado as autoridades de saúde do Estado: a febre Oropouche. Embora não haja registros em MS, mais de 5 mil casos positivos foram identificados em todo o país e em diferentes regiões, o que acendeu o alerta.

Publicidade

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (14) revelam que os casos de febre Oropouche estão se disseminando pelo Brasil. Dos 5.102 casos registrados, 2.947 estão no Amazonas e 1.528 em Rondônia. Mas, também houve registros ou casos em investigação na Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e nos vizinhos Paraná e Mato Grosso.

A doença é transmitida pela picada do mosquito ‘maruim’ ou ‘mosquito-pólvora’, inseto do gênero Culicoides paraensis e C. insignis, que têm o ser humano como hospedeiro principal no ciclo urbano.

Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, destaca que, nas últimas semanas, a doença tem se espalhado rapidamente para outras regiões do Brasil.

Introduzimos a vigilância dessa nova doença e elaboramos orientações para observação clínica, porque não tínhamos nenhum manual ou protocolo para febre Oropouche. Distribuímos os testes para toda a rede de laboratórios centrais (Lacen), e, por isso, conseguimos identificar e diagnosticar corretamente essa doença”, esclarece

Publicidade

***Leia a matéria completa em midiamax.uol.com.br

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.