"milagre tropical"

Conheça a fruta que pode melhorar gastrite e contribuir para a saúde digestiva

Especialistas da área apontam grandes propriedades e recomendam o consumo devido ao impacto positivo que tem na rotina das pessoas

Fruta tropical nativa de áreas quentes do continente americano, a graviola traz mais do que apenas uma possibilidade de suco.
Profissionais da saúde consideram a fruta como ‘gastroprotetora’ – Crédito: Shutterstock

Fruta tropical nativa de áreas quentes do continente americano e muito comum no Brasil, a graviola traz mais do que apenas uma possibilidade de suco. Fruto da planta Annona Muricata L., o consumo pode ser natural e também na forma de chás, sorvetes e shakes. 

Publicidade

Encontrada com frequência na Bahia, a graviola, apelidada como “o doce milagre tropical”, pode acrescentar positivamente na saúde pessoal. Especialistas da área atribuem a fruta grandes propriedades e recomendam o consumo devido ao impacto positivo que tem na rotina das pessoas.

A graviola tem origem na América Central e no Caribe, com uma distribuição que abrange do Brasil ao México. Além disso, a fruta se encontra em regiões tropicais da Ásia, como as Filipinas, e até mesmo na zona de Málaga, Espanha.

Profissionais da saúde consideram a fruta como ‘gastroprotetora’, recomendando-a para o tratamento preventivo em pacientes com gastrite. O consumo conserva o muco da parede estomacal, além de aumentar a atividade de antioxidantes, prevenindo danos na parede gástrica. 

Em entrevista ao portal de notícias O Globo, Yael Hasbani, especialista em Nutrição Holística, destaca que, como esta fruta tem um efeito emoliente, “amolece o trato digestivo, e as pessoas que sofrem, por exemplo, de gastrite, se beneficiarão com o consumo de graviola”.

Publicidade

Outra qualidade da fibra que faz com que a graviola receba elogios é que “ajuda a equilibrar o colesterol ruim (LDL) no sangue. Assim, o sistema cardiovascular é protegido”, conta Hasbani. Este nutriente também proporciona saciedade, então “o consumo desta fruta tropical, sempre na medida certa, é aconselhado para pessoas que buscam controlar seu peso corporal”.

O especialista acrescenta que os alimentos da família de uma planta chamada Annonaceae, o caso da graviola, possuem características medicinais e são “muito importantes porque são fonte de muitos antioxidantes e fibras naturais que previnem o desenvolvimento de doenças e beneficiam a saúde digestiva”.

Contraindicações da fruta

Ainda assim, o consumo tanto da graviola quanto do chá da sua folha e das sementes não deve ser em excesso. Segundo a nutricionista Ivelise Rodrigues, graduada em Nutrição pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em entrevista ao Diário do Nordeste, a fruta possui algumas toxinas que podem afetar a atividade cerebral, e ainda podem causar intoxicação. 

Publicidade

“A indicação e posologia de todo e qualquer chá deve ser por recomendação de um profissional especialista da área”, alerta. 

Além disso, a graviola é contraindicada para gestantes, pois além de reduzir a pressão arterial, ocasiona o relaxamento da musculatura lisa. Isso pode estimular o relaxamento uterino e até mesmo causar aborto.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.