SAÚDE CEREBRAL

Covid-19 pode impactar cérebro como a esquizofrenia, diz pesquisa

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros e estudou as proteínas do cérebro, buscando encontrar os impactos em sua funcionalidade

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros e estudou o cérebro, buscando encontrar os impactos da Covid-19 em sua funcionalidade
Covid-19 e esquizofrenia podem deixar marcas semelhantes no cérebro – Créditos: Canva

Um estudo realizado por pesquisadores do Brasil aponta que Covid-19 pode impactar as condições do cérebro de forma semelhante a doenças como a esquizofrenia e Alzheimer. A pesquisa, publicada na European Archives of Psychiatry and Clinical Neurosciences nesta sexta-feira (19), foi conduzida por uma equipe da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM).

Publicidade

Os cientistas investigaram padrões de expressão proteica em cérebros de indivíduos falecidos, buscando comparar aqueles afetados pela Covid-19 com os diagnosticados com esquizofrenia. Por meio da análise proteica, a equipe descobriu assinaturas cerebrais específicas para cada condição analisada. Ao comparar essas assinaturas, foi possível determinar funções cerebrais especificamente impactadas tanto pela Covid-19 quanto pela esquizofrenia, sugerindo mecanismos comuns afetados em ambos os casos, principalmente em quesitos moleculares e funcionais.

Daniel Martins-de-Souza, principal autor do estudo e pesquisador da Unicamp, comentou que as descobertas foram surpreendentes. “Inicialmente, esperávamos encontrar mais diferenças do que semelhanças, devido às naturezas distintas das condições. No entanto, muitos dos caminhos moleculares e funcionais afetados são comuns, o que abre novas vias para o entendimento e tratamento de transtornos neurológicos e psiquiátricos”, disse em entrevista à Agência Bori.

Quais outros impactos a Covid-19 pode ter no cérebro?

O estudo também sugere que a infecção por Covid-19 pode acelerar processos que levam ao envelhecimento cerebral e alterações no modo como as células cerebrais obtêm energia e se comunicam com o restante do corpo. Essas mudanças podem contribuir para o desenvolvimento de condições neurodegenerativas e impactar negativamente a saúde mental a longo prazo.

A pesquisa apontou ainda que tanto a Covid-19 quanto a esquizofrenia podem aumentar o risco de condições metabólicas, como diabetes e síndrome metabólica, elevando, consequentemente, o risco de ataques cardíacos e derrames cerebrais. “Nossos resultados sugerem que, ao entender melhor essas conexões, podemos desenvolver terapias mais eficazes, não apenas para estas, mas também para outras infecções virais que afetam o cérebro, como o zika vírus”, conclui Martins-de-Souza.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.