aumento de casos

Dengue, covid ou gripe? Com surto em Campo Grande, entenda os sintomas de cada doença

Desde que estouraram casos das doenças em todo o País, o Ministério da Saúde divulgou manual para ajudar moradores

Quase 60% das síndromes respiratórias no RJ são em crianças até 4 anos
Bronquiolite é a doença com maior aumento de casos – Crédito: Divulgação

Dengue, gripe ou covid-19? Com surto de doenças respiratórias e unidades de saúde lotadas, a procura por diagnóstico virou rotina na vida de muito sul-mato-grossenses. Entre pacientes, febre, dor de cabeça e cansaço são os principais sintomas relatados. Mas com reclamações tão parecidas, como diferenciar cada doença?

Publicidade

Desde que estouraram casos das doenças em todo o País, o Ministério da Saúde divulgou manual para ajudar moradores, inclusive, na hora de procurar ajuda médica.

Causas e meios de transmissão

Como se sabe, a dengue é provocada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Por tratar-se de um inseto doméstico, a presença do mosquito é bastante comum em ambientes urbanos, uma das justificativas para o avanço desenfreado da doença.

Normalmente, febre alta é o primeiro sintoma que se apresenta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias. A doença ainda acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, um dos sintomas característicos da dengue.

Já a gripe, é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, geralmente transmitido durante o período do inverno. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina e incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça.

Publicidade

* Leia a matéria completa em Mídia Max.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.