Viral

Entenda a síndrome de Ramsay Hunt, doença que fez Justin Bieber cancelar sua turnê

A síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, porém o vírus herpes-zoster, presente nas erupções, pode acometer outras pessoas e causar catapora em pessoas que nunca tiveram a infecção.

Entenda a síndrome de Ramsay Hunt, doença que fez Justin Bieber cancelar sua turnê
O cantor Justin Bieber soma mais de 24 bilhões de visualizações no YouTube (Crédito: Theo Wargo/Getty Images)

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o cantor e compositor canadense Justin Bieber fez um relato de como é conviver com sua recente descoberta: a síndrome de Ramsay Hunt, doença causada por vírus, que o fez cancelar shows de sua turnê.

Publicidade

“Como provavelmente podem ver pela minha cara, tenho esta síndrome chamada síndrome de Ramsay Hunt, este vírus que ataca o nervo do meu ouvido e os meus nervos faciais. Como podem ver, este olho não está piscando, não consigo sorrir deste lado do meu rosto, esta narina não se mexe. Portanto, há uma paralisia total deste lado do meu rosto. Então, para aqueles que estão frustrados com os cancelamentos dos próximos shows, eu simplesmente não sou fisicamente capaz de os fazer.”

Segundo o biólogo e neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, a síndrome é incapacitante pois é dolorosa e pode causar paralisia total:

“A síndrome de Ramsay Hunt é uma erupção cutânea dolorosa ao redor da orelha, no rosto ou na boca. Também conhecida como herpes zoster oticus ou herpes zoster do gânglio geniculado, é uma complicação tardia da infeção pelo vírus varicela-zoster (VZV), resultando em inflamação do gânglio geniculado do nervo craniano CVII.”

A doença pode se manifestar de diversas maneiras e com diversos sintomas, que podem vir em conjunto ou separadamente. Segundo o PhD Fabiano de Abreu os sintomas mais comuns são: erupção cutânea dolorosa no tímpano, canal auditivo, lóbulo da orelha, língua e céu da boca no lado do nervo afetado. Dor intensa no ouvido, perda auditiva de um lado, vertigem, zumbido no ouvido, dificuldade em fechar o olho, alteração no paladar, ressecamento na boca, queda facial e paralisia de um lado do rosto.

Publicidade

Sobre o tratamento, o neurocientista afirma que a rapidez pode evitar sequelas graves:

“O tratamento é feito com corticoide e antivirais e deve ser iniciado logo que sejam revelados os primeiros sintomas, pois é a melhor forma de existir uma recuperação total, caso contrário as sequelas podem manter-se para sempre.”

A síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, porém o vírus herpes-zoster, presente nas erupções, pode acometer outras pessoas e causar catapora em pessoas que nunca tiveram a infecção. Portanto, o recomendado é evitar o contato com secreções e com objetos utilizados pelo infectado.

Publicidade

Publicidade

 

 

 

Publicidade