AMAPÁ

Fungo que adoece vegetais contamina 104 pessoas e cega 7 após cirurgias

O caso ainda está sendo investigado pelo Serviço de Vigilância em Saúde, órgão estadual e pela Anvisa

Fungo que adoece vegetais contamina 104 pessoas e cega 7 após cirurgias
O aposentado Antônio Ferreira foi um dos 7 pacientes que perdeu o olho após cirugia em Macapá (Crédito Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Um fungo que costuma adoecer vegetais foi o responsável por uma infecção rara em 104 dos 141 pacientes operados em mutirão para tratar catarata no dia 4 de setembro em Macapá (AP).

Publicidade

O problema foi causado pelo fungo Fusarium, de acordo com informações a Secretaria de Saúde do Amapá na quarta-feira (25). “[Ele] provoca a endoftalmite, um infecção rara produzida pela ação de micro-organismos que penetram na parte interna do olho, como tecidos, fluidos e estrutura.”

Apesar de o fungo ter sido identificado, o caso ainda está sendo investigado pelo Serviço de Vigilância em Saúde do Amapá e pela Anvisa, que tentam agora entender como esse micro-organismo chegou ao local das cirurgias. O MP (Ministério Público) do estado também apura o caso.

No total, sete pessoas tiveram que passar por cirurgia para retirada do globo ocular e outras 15 foram submetidas à transplante de córnea, segundo contabilização da secretaria até sexta-feira (27). Outras 45 estão no Pará se tratando em um hospital oftalmológico, muitos à espera também de transplante. Além dessas, 37 tiveram lesões menos graves e estão sendo acompanhadas no Amapá.

A secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli, se manifestou a respeito da contaminação. “Foi um dia fatídico, que tivemos essa tragédia. Tivemos cirurgias no dia 5, 6 e 8 e nada ocorreu. Foi detectado o fungo, mas a investigação do Serviço de Vigilância em Saúde não foi concluída. Serão mais 60, 90 dias para conclusão. Até lá está sendo feito acompanhamento diário pelo serviço de vigilância”, disse.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.