Leitos públicos para Covid se esgotam em BH

Onze pessoas estão esperando uma vaga

leitos-publicos-para-covid-se-esgotam-em-bh
(Crédito: Marco Santos/Ag. Pará)

 Nesta terça-feira (4) os leitos de enfermaria para Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), em Belo Horizonte, chegaram à lotação máxima.

Publicidade

Segundo boletim divulgado pela prefeitura, o índice total está em 75,1%, nível vermelho de alerta. A ocupação de leitos de UTI está em 64,1% e o número médio de transmissão por infectado (RT) alcançou 1,17.

A Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que “pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nas enfermarias, pois os sintomas são muito parecidos”.

Onze pessoas estão esperando uma vaga. São 220 leitos para 231 pacientes. O número de vagas é o mesmo desde o dia 18 de dezembro.

Questionada se pessoas com sintomas de Covid-19 poderão buscar por atendimento, mesmo com a lotação, e onde estariam os 11 pacientes que aguardam por leitos, a prefeitura disse que “a taxa de ocupação de UTI Covid acima de 100% apresentada no Boletim Epidemiológico e Assistencial não indica que o número excedente represente fila. Segundo as instituições de saúde que repassam os dados à Secretaria Municipal de Saúde para o acompanhamento da taxa de ocupação, estes pacientes além dos 100% estão internados nos hospitais utilizando todos os recursos que um paciente com esse perfil necessita, como insumos e equipamentos”.

Publicidade